Fazenda fluminense exibe boa produtividade de feijão

​Os pesquisadores da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Luís Carlos Hernani e Rosângela Straliotto fizeram apresentações no dia de campo Cultivo empresarial de feijão, que aconteceu na Fazenda Ilha da Saudade

21.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias

Os pesquisadores da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Luís Carlos Hernani e Rosângela Straliotto fizeram apresentações no dia de campo Cultivo empresarial de feijão, que aconteceu na Fazenda Ilha da Saudade, em Macaé (RJ), no dia 18 de agosto.

Os aproximadamente 70 participantes ouviram com atenção Hernani discorrer sobre manejo do solo e agricultura conservacionista. Já Rosângela, falou sobre fixação biológica de nitrogênio na cultura do feijão.

“Há mais de quatro anos trabalhamos com fixação biológica de nitrogênio em feijoeiro em parceria com Benedito Fernandes, melhorista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) e com a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO). Com base neste projeto, foi lançada recentemente uma nova cultivar de feijoeiro, a Esteio, de elevada produtividade, porte ereto, adaptada à mecanização e com elevado potencial de fixação biológica de nitrogênio”, conta a pesquisadora.

Na Fazenda Ilha da Saudade foram desenvolvidos diversos experimentos, é uma área de solo orgânico de elevada produtividade, que há cerca de dois anos planta feijão em Sistema de Plantio Direto.”A Ilha da Saudade é a maior produtora comercial de feijão do estado do Rio de Janeiro e estivemos lá, eu e o Luis Carlos Hernani, para contribuir com a melhoria do sistema de manejo empregado”, complementa Straliotto.

Cientistas da Pesagro-Rio também foram palestrantes. Aconteceram visitas a experimentos com cultivares adaptadas para a colheita mecânica e campos de produção.

Na Fazenda foram cultivados 200 hectares de feijão, com cultivares adaptadas para colheita mecânica, a produtividade alcançou 2.500 kg/hectare, enquanto no estado esse valor é de 1.000 kg/hectare.

Macaé é o maior produtor estadual de feijão. Segundo dados da Emater-Rio, no último ano, 43 produtores do município colheram 270 toneladas do grão.

O evento foi uma realização da Pesagro-Rio, em parceria com a B.J. Agropecuária


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024