Feagri da Unicamp oferece três oportunidades de bolsas de pós-doutorado

A Feagri, da Unicamp, oferece três oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP; os prazos de inscrição encerram no dia 11 de dezembro.

07.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
FAPESP

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece três oportunidades de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. Os prazos de inscrição encerram no dia 11 de dezembro.

Os três bolsistas deverão ter concluído o doutoramento há menos de sete anos. Eles integrarão a equipe de pesquisadores envolvidos no Projeto Temático Iniciativa Global Sustainable Bioenergy (GSB): Análise ambiental e espacial da intensificação da pastagem para bioenergia, com foco em análise geoespacial em escala global relacionada à bioenergia. O Projeto Temático é liderado pelo pesquisador John Sheehan, no âmbito do programa São Paulo Excellence Chair (SPEC).

Cada uma das bolsas está relacionada a subprojetos distintos.

A primeira bolsa está vinculada ao subprojeto Development of global scale biogeochemical model for pasture systems. O bolsista deverá liderar o esforço de coleta de dados globais sobre pastagem e de modelagem baseada em processos com foco em biomassa, carbono do solo e nutrientes. Trabalhará sob a supervisão do pesquisador Marcelo Galdos (Unicamp) na aplicação em múltiplas escalas de modelos biogeoquímicos a sistemas de pastagens e na simulação de cenários para intensificação de pastagens.

Os candidatos devem ter o doutoramento em área relacionada à análise de uso da terra, incluindo geografia, ecologia, agronomia e gestão de recursos naturais.

Deverão ter também experiência relevante em análise da dinâmica de uso da terra e modelagem biogeoquímica, preferencialmente de forma espacialmente explícita, conforme demostrado por publicações científicas. É desejável que tenham conhecimentos de programação em MATLAB, R e/ou Python.

Os candidatos deverão encaminhar os seguintes documentos, em formato pdf, para o endereço gsb.spec@feagri.unicamp.br – incluindo no assunto da mensagem o número do projeto (2014/26767-9) e "Pasture Modeling Postdoc": currículo atualizado, carta de interesse, em no máximo duas páginas, relatando sua experiência profissional e motivações para a função pretendida e nomes e dados de contato de três referências profissionais.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/926.

A segunda bolsa está vinculada ao subprojeto Geospatial analysis of pasture-based livestock management in Brazil and mapping mixed crop-livestock systems with remote sensing. O bolsista trabalhará com detecção do uso da terra ao longo do tempo, análise do potencial de intensificação de pecuária e produção agrícola, classificação do uso da terra como cultura agrícola ou pastagem e mapeamento de sistemas mistos de agricultura e pecuária. Atuará sob a supervisão do pesquisador Rubens Lamparelli (Unicamp) em análise multitemporal para discriminação de sistemas mistos de lavoura e pecuária.

Os candidatos a esta bolsa também devem ter o doutoramento em área relacionada à análise de uso da terra, incluindo geografia, ecologia, agronomia e gestão de recursos naturais. Deverão ter também experiência relevante em trabalho de campo e sensoriamento remoto, demonstrada por publicações científicas. É desejável que tenham conhecimentos de programação em MATLAB, R e/ou Python.

O candidato deverá encaminhar, em formato pdf, para o endereço gsb.spec@feagri.unicamp.br – incluindo no assunto da mensagem o número do projeto (2014/26767-9) e "Remote Sensing Postdoc": currículo atualizado, carta de interesse, de no máximo duas páginas, relatando sua experiência profissional e motivações para a função pretendida, e duas cartas de recomendação de profissionais da área.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/966.

A terceira bolsa está vinculada ao subprojeto Agave (CAM) plant modeling. O pós-doutorando irá liderar o trabalho de modelagem de agave na escala global, sob a supervisão do pesquisador John Sheehan (São Paulo Excellence Chair, Unicamp), em colaboração com os pesquisadores Steve Long e David LeBauer (Universidade de Illinois), no desenvolvimento de um modelo para agave como representação de plantas com metabolismo ácido das crassuláceas (CAM). O bolsista será responsável por incorporar o novo modelo ao BioCro – uma plataforma de modelagem global para bioenergia desenvolvida por Steve Long – e por utilizar o modelo para simular produtividade de plantas CAM em escala global.

Os candidatos devem ter doutoramento na área de biologia vegetal. É desejável que tenham experiência de trabalho com a plataforma de modelagem global de bioenergia BioCro e conhecimento de programação em MATLAB, R e/ou Python.

O candidato deverá encaminhar, em formato pdf, para o endereço gsb.spec@feagri.unicamp.br – incluindo no assunto da mensagem o número do projeto (2014/26767-9) e "Agave (CAM) plant modeling postdoc": currículo atualizado, carta de interesse, de no máximo duas páginas, relatando sua experiência profissional e motivações para a função pretendida e nomes e dados de contato de três referências profissionais.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/967.

Todos os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024