Federarroz orienta produtores sobre participação no Pepro

Arrozeiros interessados devem realizar cadastro em sistema do governo federal para estarem aptos a fornecer o produto

17.10.2017 | 21:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Os produtores de arroz que decidirem participar dos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) devem realizar inscrição no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), ferramenta que permite ao produtor negociar o fornecimento de produtos a qualquer órgão do governo federal. A orientação é da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Após o cadastro, o produtor estando apto deve contratar uma corretora cadastrada na Bolsa de Mercadorias e participar dos leilões. Cada leilão tem seu edital específico e o produtor deve ficar alerta. "A Federarroz recomenda ainda que o produtor que decida exercer o Pepro acompanhe todo o leilão e ajuste sua demanda de venda para não gerar ágio na negociação, pois quanto mais ágio gerado, menor será o prêmio. Quanto mais equilibrado for o leilão, maior será o retorno do prêmio para o leilão", observa o diretor financeiro da entidade, Gustavo Thompson. 

O Pepro é uma ferramenta que serve para garantir o preço mínimo por meio de escoamento do produto para as regiões de consumo ou conforme determinado o aviso garantir um prêmio para o produtor ou cooperativa participante. Para se cadastrar no Sicaf o produtor deve acessar o site https://central.sicafnet.com.br/fornecedores/sicafnet.html.

Site: www.federarroz.com.br
Facebook: www.facebook.com/federarrozrs

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024