Federarroz orienta produtores sobre participação no Pepro com expectativa de escoar 100 mil ton

Assim a entidade recomenda que os produtores efetivem a procura do Pepro para que haja uma garantia de produto para atender esta demanda

09.02.2018 | 21:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) com o objetivo de organizar os produtores para que não tenham surpresas em relação ao Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) teve a iniciativa de buscar empresas para efetivação dos contratos com a expectativa de escoar 100 mil toneladas. Assim a entidade recomenda que os produtores efetivem a procura do Pepro para que haja uma garantia de produto para atender esta demanda. 

Conforme o presidente da Feederarroz, Henrique Dornelles, esta foi uma medida que a entidade encontrou com o objetivo de disponibilizar uma via de escoamento imediata, com pagamento de preço mínimo, confiável e com parâmetros normais de recebimento. "Ou seja, não há descontos abusivos e as exigências estão dentro de uma normalidade, o que aprecia o produto do produtor", destaca.

Dornelles informa também que já estão lançadas as condições necessárias para o preço mínimo, que hoje é de R$ 36,01 a saca de 50 quilos, mas recomenda que o produtor precisa ter cautela com o objetivo de não superofertar os mercados. "Mesmo aquele produtor que teve uma estratégia equivocada de venda do produto, agora nesse momento ele deve ter mais sangue frio. Novamente este será um ano muito duro, que vai exigir ainda mais questões de gerenciamento, de gestão e de estratégia comercial, mas temos uma plena certeza que no futuro bem próximo nós teremos preços menos depreciados e um comércio mais dinâmico do arroz", observa.

As exportações do grão no mês de janeiro foram positivas, com 161,23 mil toneladas embarcadas, maior volume neste ano comercial, iniciado em março de 2017, que já totaliza 901,79 mil toneladas. Segundo o presidente da Federarroz, o mercado para exportação no mês de fevereiro iniciou extremamente movimentado, pois logo no início de fevereiro saíram três navios carregando arroz no Porto de Rio Grande. Até a abertura da colheita existe a previsão de escoamento de mais 100 mil toneladas para a exportação.

Os produtores de arroz que decidirem participar dos leilões de Pepro devem realizar inscrição no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), ferramenta que permite ao produtor negociar o fornecimento de produtos a qualquer órgão do governo federal. Após o cadastro, o produtor estando apto deve contratar uma corretora cadastrada na Bolsa de Mercadorias e participar dos leilões. 

A Federarroz ainda alerta que o produtor precisa ter o gerenciamento para que não ocorra ágio nas operações, que é quando existe mais interesse do que disponibilidade de produto. Se tiver por exemplo uma oferta de 100 mil toneladas e a demanda for de 150 mil toneladas, os produtores vão pagar mais caro pelos contratos. Por isso os produtores devem ser cautelosos e tenham a clareza de não criar esta situação que pode deprimir o Pepro.

O Pepro é uma ferramenta que serve para garantir o preço mínimo por meio de escoamento do produto para as regiões de consumo ou conforme determinado o aviso garantir um prêmio para o produtor ou cooperativa participante. Para se cadastrar no Sicaf o produtor deve acessar o site https://central.sicafnet.com.br/fornecedores/sicafnet.html.

A Federarroz recomenda aos produtores que providenciem imediatamente este cadastro, pois os editais já foram lançados para leilões durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, e no caso do Pepro existe a necessidade dos cadastros e negativas que vão garantir o preço mínimo ao produtor de R$ 36,01 a saca. Para o Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) a documentação e as exigências são para indústrias e tradings.

Os produtores interessados devem entrar em contato com a Federarroz pelo e-mail federarroz@federarroz.com.br ou telefone (51) 3211.0879 para mais informações.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024