Feira de Negócios Armazena MT reflete em mudanças positivas para o produtor rural

Feira de Negócios Armazena MT reflete em mudanças positivas para o produtor rural

06.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

O déficit de armazenagem em Mato Grosso é 64%, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO. Para sanar este débito e fomentar a construção de armazéns para depositar as safras do Estado, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) trabalha no projeto Armazena MT.

Durante a primeira feira de negócios realizada em agosto, instituições financeiras e órgãos estaduais se mostraram interessados em descomplicar a burocracia para que o aumento no número de armazéns se torne realidade. “É um bom negócio para o produtor rural ter um armazém em sua propriedade ou em condomínio”, afirma Zilto Donadello, vice-presidente Norte da Aprosoja e coordenador da comissão de Política Agrícola e Logística.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo, criou uma nova linha de crédito dentro do Programa de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) com juros diferenciados – caiu para 5,25% ao ano para armazéns até seis mil toneladas. Além disso, o representante da instituição financeira se comprometeu, durante o evento, a otimizar o processo para obtenção da linha de crédito.

Já o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso reviu a Normativa 44, que retirou a obrigatoriedade de reservatório de 72m3 de água e a necessidade de hidrantes nas propriedades rurais com armazém. “Essa medida diminui o custo para o agricultor, mas é bom ressaltar que ainda há uma série de normas dos bombeiros que devem ser seguidas para a implantação da unidade de armazenagem”, explica Thiago Rocha, gerente de Política Agrícola e Logística da Aprosoja.  O Corpo de Bombeiros também instituiu a análise prévia dos projetos de construção, que possibilita a correção de erros antes das obras e evita posteriores notificações e multas.

Em relação à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), houve também simplificação nos processos. O licenciamento já pode ser feito nos municípios que foram descentralizados, e nos outros municípios podem ser feitos na secretaria ou nas Unidades Desconcentradas da Sema.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024