Fenasoja apresenta soluções e inovações para a lavoura

Um dos temas de destaque da programação para a agricultura é o de Adubação e Fertilidade do Solo

04.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Emerson Alves

Considerada a maior feira multissetorial do RS, a Fenasoja, em Santa Rosa, é vista como um dos principais agentes de desenvolvimento da região, pois exerce papel de liderança fomentando negócios, pesquisa e inovação. A feira se destaca também por ser uma porta de entrada para empresas que querem trazer seus empreendimentos e produtos para o noroeste do estado.

Esta é a 22ª edição do evento, que traz inovações em empreendedorismo, com espaços especialmente dedicados às empresas e startups e incentivo às novas tecnologias, entretenimento, e claro, por ser uma das principais regiões produtoras de grãos do estado, traz o que há de mais moderno e inovador para o agronegócio, para melhoria de produtividade no campo e pecuária. Um dos temas de destaque da programação para a agricultura é o de adubação e fertilidade do solo. Expondo sobre este tema está a SulGesso, através da parceria com a Trevo Sul. A empresa catarinense fornece sulfato de cálcio granulado e in natura para todo o sul do Brasil. No estande, o visitante encontrará demonstrações dos benefícios e resultados atingidos por produtores em todo o país após conseguir o equilíbrio químico do solo, especialmente através da utilização de fertilizantes minerais à base de cálcio e enxofre, como o produto SulfaCal. O foco das demonstrações é a soja, carro-chefe da região.

A soja, embora seja uma planta adaptável a diferentes tipos de solo, necessita de um solo com fertilidade média e que não seja muito ácido ou mal drenado, isso para desenvolver todo seu potencial produtivo. E, para isso, o equilíbrio do solo é a chave para uma estabilidade produtiva e garantia de qualidade na lavoura. O sulfato de cálcio atua nas camadas mais profundas do solo, combatendo o vilão alumínio tóxico e melhorando o ambiente radicular. Na forma granulada, apresenta grandes ganhos para o produtor em termos de redução de custo e quantidade de aplicação.

De acordo com Márcio Buske, engenheiro agrônomo da SulGesso, no estande são apresentados resultados obtidos nas lavouras da região noroeste do estado, a partir do uso de sulfato de cálcio, onde a produtividade média chegou a 76 sacas/ha. Nas parcelas onde foi aplicado SulfaCal, os resultados foram de 6 a 10 sacas a mais por hectare.

A feira que iniciou ainda no dia 27 de abril e se estende até domingo, 6 de maio, acontece no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa e reuniu nos 13 pavilhões cerca de 600 expositores e mais de 200 mil visitantes na edição de 2017. Com um dos maiores pólos do setor metal-mecânico agrícola do estado, a região Fronteira Noroeste do RS é responsável pela produção de 65% das colheitadeiras do Brasil.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024