Fendt destaca combo de máquinas em evento de abertura da safra

Apresentação trouxe detalhes dos modelos Fendt Vario 1050 e plantadeira Fendt Momentum, ressaltou a expansão da marca no Brasil e abordou a expectativa para o novo ciclo de plantio

16.09.2021 | 20:59 (UTC -3)
Silvio Moura

O mercado brasileiro de grãos traz números suntuosos. O volume previsto para safra 20/21, encerrada neste mês, está em 252 milhões de toneladas, segundo dados Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para o ciclo 21/22 a estimativa é de que o Brasil se aproxime de 289,6 milhões de toneladas. Além disso, estudo feito por Ministério da Agricultura, Embrapa e a Universidade de Brasília (UnB), aponta que a produção de grãos crescerá 27% em dez anos, ultrapassando 333,1 milhões de toneladas.

Diante desse cenário, o uso de máquinas inteligentes e inovadoras se tornam essenciais para atender um ritmo produtivo que entregue alta produtividade e rendimento operacional. “O Brasil é uma potência agrícola não só quando consideramos sua área produtiva, mas também em adoção de novas tecnologias”, diz José Henrique Galli, diretor da Fendt na América do Sul. “Somos o principal país do mundo capaz de crescer a agricultura de forma sustentável.”

Para celebrar o início da safra 21/22, a Fendt, marca líder em alta tecnologia da AGCO, promoveu o evento “O Espetáculo do Plantio Fendt”. Com apresentação da atriz Cris Vianna, o evento trouxe detalhes do chamado “combo perfeito”: o trator Fendt Vario 1050 e a plantadeira Fendt Momentum.

Combo perfeito

Durante o “O Espetáculo do Plantio Fendt”, a marca descreveu em detalhes as principais funcionalidades dos modelos Fendt 1050, trator da Série 1000 Vario, conceito único em tratores acima de 500 cv, e da plantadeira Fendt Momentum, a maior e mais inteligente do mercado com distribuição de fertilizante na linha, idealizada e totalmente produzida nacionalmente.

Os tratores Fendt 1000 Vario são uma das opções que unem inteligência e melhor investimento para as mais variadas operações. As máquinas têm transmissão Fendt Vario Drive (CVT), que permite que a operação seja feita sempre na velocidade ideal, sem escalonamento de marchas. Além disso, aciona de forma independente os eixos dianteiro e traseiro, sem intervenção do operador. Na prática, com essa tecnologia, torque e potência são distribuídos eletronicamente para o eixo que está tracionando.

Um dos diferenciais do Fendt 1050 é seu sistema de ventilação independente do motor. Além de ter uma rotação variável que se ajusta de acordo com a temperatura ambiente, o sistema também funciona no modo reversão, realizando toda a limpeza da grade frontal, reduzindo as paradas para a limpeza. O trator conta ainda com levante hidráulico de série para engate da plantadeira Fendt Momentum.

A Fendt Momentum permite ao agricultor maior produtividade devido a sua tecnologia, dentre elas o Fendt Smart Frame, sistema que realiza o auto nivelamento dos suportes das linhas, esse sistema permite que todas as linhas estejam em contato com o solo, independente da condição do terreno. Em conjunto com o Smart Frame atua o DeltaForce - a Fendt é a única no mercado com esse sistema instalado de fábrica - que aplica a pressão correta em cada uma das linhas eliminando sementes descobertas e garantindo uma uniformidade de emergência, explorando todo potencial produtivo de cada semente.

O implemento conta ainda com o V-drive, sistema elétrico que elimina as correntes, catracas e coroa e garante alta precisão na aplicação da população desejada. E tem também o monitor 20|20 SeedSense, mostrando, em tempo real, tudo o que ocorre durante o plantio, linha a linha. Com informação instantânea, o produtor corrige os problemas no momento em que eles acontecem, garantido um plantio perfeito.

“A safra de grãos só está no começo e o Brasil deve bater recorde mais uma vez”, projeta Galli. “A forma como o agricultor brasileiro nos recebeu é um incentivo para evoluirmos ainda mais, adaptando os equipamentos à nossa realidade produtiva e fortalecendo nossa equipe de assistência técnica e de vendas. A Fendt estará ao lado do produtor para trazer a mais alta qualidade e eficiência”.

Produtos digitais

Líder de mercado na Alemanha e consagrada no mercado europeu, a Fendt se caracteriza pela precisão da engenharia alemã e carrega em seu DNA inovação e tecnologia. Dos 93 milhões de euros que a marca tem investido em P&D entre 2020 e 2021, 22 milhões de euros são destinados ao desenvolvimento de produtos digitais.

Presente no Brasil desde 2019, a marca já está no Cerrado, expandindo em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Maranhão. Em breve, contará com operações na Bahia, Pará e Tocantins, com projeção de avanço para outras regiões do país como sudeste. “Os produtores estavam ansiosos pela chegada da marca no país, por isso, nosso crescimento tem sido muito acelerado. O Brasil foi a porta de entrada para a Fendt na América Latina”, destaca Galli.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024