NOTÍCIAS

Fendt reforça importância de colheita tecnológica com a IDEAL

O projeto da Fendt IDEAL é baseado em estudos sobre as necessidades reais do agricultor e é parte crucial do primeiro projeto global da marca em 30 anos.

O produtor rural tem motivos para permanecer otimista com os possíveis resultados da colheita em 2020. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aumentou em 0,8% a estimativa para a safra brasileira neste ano, o que significa um volume de 247 milhões de toneladas em produtos, principalmente soja e milho. Caso a projeção se confirme, a colheita terá uma evolução de 2,3% na comparação com 2019.

Com o Brasil sendo protagonista no papel de produtor e distribuidor de alimentos no mundo, o agricultor tem acesso a uma vasta gama de equipamentos e soluções agrícolas de alta performance, que são capazes de proporcionar um aumento de produtividade no campo. Há um ano no Brasil, a marca de origem alemã Fendt tem em seu portfólio a colheitadeira Fendt IDEAL.

São três modelos disponíveis: Fendt IDEAL 7 (458 cv), Fendt IDEAL 8 (545 cv) e Fendt IDEAL 9 (656 cv). O projeto da Fendt IDEAL é baseado em estudos sobre as necessidades reais do agricultor e é parte crucial do primeiro projeto global da marca em 30 anos, desenvolvido a partir do zero, que conta com a participação de equipe brasileira da AGCO.

Conheça os detalhes da máquina que vão influenciar diretamente na produtividade da lavoura e na qualidade da colheita:

Transmissão e potência

A versão 7 da Fendt IDEAL tem um motor AGCO Power, enquanto as versões 8 e 9 são equipadas com motores MAN, e trabalham com a unidade de trilha com dois rotores (Dual Helix). Nos três modelos, o processador requer muito menos energia e aumenta significativamente a eficiência da máquina e a qualidade da palha e dos grãos. A caixa de velocidades Fendt MotionShift oferece duas velocidades com intervalos de 0 a 15 km/h, ou 0 a 40 km/h.

Monitoramento

A Fendt IDEAL possui o recurso IDEALharvest, um sistema automatizado, acessado via iPad, que é ajustado por sensores e câmeras instalados dentro da colheitadeira. O IDEALharvest ajusta as principais configurações de modo a se adaptar à estratégia de colheita do operador e a proporcionar o desempenho ideal com base nas necessidades da propriedade agrícola. O IDEALharvest ainda oferece acesso em tempo real aos dados, possibilitando assim que o operador saiba o que está acontecendo em sua máquina. O IDEALharvest ajuda o produtor rural a obter grãos com a melhor limpeza e qualidade possível, minimizando perdas.

Cuidado com o grão

A Fendt IDEAL possui o sistema de manuseio de grãos Streamer 210, com até 220 sacos e descarga em 82 segundos. Isso assegura de 5% a 15% em ganhos de eficiência para a performance do equipamento. Os rotores da colheitadeira também se destacam no mercado: tanto a Hélice Simples (IDEAL 7) quanto a Hélice Dupla (IDEAL 8 e 9) alcançam melhor qualidade de debulha, com uma manipulação suave e baixo consumo de combustível. A altura de cada dente do rotor é de 140 mm. Isso viabiliza uma debulha intensiva sem danos ao produto e garante alta qualidade de palha e melhor debulha em baixa potência.

Gestão de resíduos

As seis seções individuais e divisórias altas e as peneiras longas proporcionam um diferencial de limpeza na Fendt IDEAL. A palha e o farelo mais curtos são separados do grão na primeira cascata entregando um material mais preparado para as peneiras.

Bem-estar do operador

A cabine Fendt VisionCab foi desenhada com uma área de 5,75 m² e uma vista panorâmica de 180° dão melhor visão do acessório. O baixo nível de ruído de apenas 73 db cria um ambiente de trabalho agradável. Na Fendt IDEAL, pode-se escolher entre dois modelos de assento: o de tecido padrão ou o assento de couro deluxe, com ventilação ativa. Há ainda um compartimento de refrigeração de 28,5 litros por baixo dele e encosto para alcançar dois porta-garrafas e um porta-documentos.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura