Fenômeno La Niña demanda atenção dos produtores de frutíferas de clima temperado

É importante realizar controle do míldio, especialmente durante período de floração, nas regiões mais baixas ou com formação de orvalho

28.10.2020 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

Embrapa Uva e Vinho e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul divulgam a Edição de outubro do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha, com uma avaliação das condições meteorológicas ocorridas em agosto e setembro, além do prognóstico climático associado a recomendações fitotécnicas para vinhedos e pomares até dezembro. 

Segundo Amanda Heemann Junges, agrometeorologista e pesquisadora da Secretaria da Agricultura, de acordo com os prognósticos climáticos, a primavera 2020 será marcada pela ocorrência do fenômeno La Niña, o que requer especial atenção por parte dos produtores em função das chuvas abaixo da média, especialmente nos meses outubro e novembro.

Segundo o fitopatologista Lucas Garrido, da Embrapa Uva e Vinho, é importante realizar o controle do míldio, especialmente durante o período de floração, principalmente em regiões mais baixas ou com formação de orvalho. A redução das chuvas também trará alguns benefícios, com uma previsão de redução da incidência de antracnose, míldio e escoriose. Por outro lado, ele orienta que irá favorecer a ocorrência do oídio.

O uso de cobertura verde ou morta para garantir a umidade do solo e o uso de irrigação, com especial atenção à real necessidade, bem como da quantidade de água a ser aplicada, são algumas das recomendações apontadas pelos especialistas a serem consideradas pelos produtores para minimização de eventuais perdas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024