Ferramentas ajudam produtor a ter mais eficiência na semeadura do milho safrinha

Escolha correta dos discos e anéis pode reduzir até 60% das sementes duplas e falhas no plantio

04.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

Nas principais regiões produtoras de grãos do Brasil, os agricultores estão correndo contra o tempo para conciliarem a colheita da soja com o preparo do plantio do milho. Com o atraso no fim do ano passado na semeadura da oleaginosa, nessa safra o produtor terá uma janela menor para preparar a safrinha. Para não ter prejuízos, será preciso ser altamente eficiente e assertivo nesse plantio.

Já os produtores que estão com as sementes estocadas na propriedade, é hora de pensar nos discos e anéis para o plantio. Segundo Wellington Casati, Coordenador de Vendas da J.Assy, é recomendado que o agricultor que não vai plantar nos próximos dias e já recebeu a semente, leve uma amostra do lote até uma revenda de implementos agrícolas e faça a escolha correta do disco e anel.

Muitos produtores não se atentam aos discos e anéis, mas são eles os responsáveis pela distribuição uniforme e eficiente das sementes no solo. A J.Assy oferece ao mercado os discos Apollo, com a exclusiva tecnologia RampFlow, que consiste em uma rampa com pequenas estrias em cada furação, que facilitam o deslize das sementes e diminuem o atrito e quebra dentro do dosador.  

Segundo Wellington, as tecnologias da J.Assy são desenvolvidas para aumentar a rentabilidade do plantio. “Os nossos discos são feitos de um material muito resistente, que não causam abrasão e quando encaixados no anel, não entortam e não empenam. Já o nosso dosador Titanium, que utiliza exclusivamente os discos Apollo, possui o sistema de organizadores que garantem o fluxo ideal, sem danos mecânicos às sementes, tornando a distribuição ainda mais precisa”, destaca.

Atualmente, a J.Assy é a única empresa que conta com 20 medidas de discos diferentes, que se encaixam em todas as sementes comercializadas no mercado. São diversas opções, devido a quantidade de peneiras que as sementeiras disponibilizam. “Temos discos de furação redonda e furação oblonga, para atender todos os tipos de sementes. Até hoje, nós não encontramos um tipo que não encaixasse nos discos. Esse é um dos diferenciais da nossa empresa”, conta Wellington.

Escolhendo corretamente os discos e anéis

Uma dica fundamental para escolher os discos e anéis, é ter em mãos a semente que deseja plantar. É importante levar uma amostra até a revenda e realizar o teste. O primeiro passo é preencher as furações do disco com semente e ao levanta-lo, se todas elas caíram, provavelmente o tamanho estará bom. Contudo, também observe se duas sementes não ocuparam o mesmo furo.

Associados aos discos, os anéis também são importantes para o sucesso do plantio, pois são fundamentais para definir a altura da semente.  “Se a semente estiver sobrepondo o disco, passando das furações, o organizador que retira o excesso da semente do dosador, no sistema mecânico convencional quebra essa semente, ou a retira da furação”, salienta Casati.

O produtor também deve olhar a altura da semente e ajustar de acordo com cada anel. “Para isso, também existem 5 medidas de anéis, que podem ser utilizados em dosadores mecânicos convencionais e no dosador Titanium. O liso de 1mm de profundidade, o de 1,6 mm, 2,mm e o de 2,5 mm”, finaliza o profissional da J.Assy.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024