Ferrugem da soja é identificada no Paraná

​O Consórcio Antiferrugem acaba de registrar os dois primeiros focos de ferrugem asiática da soja em lavouras comerciais do Paraná

24.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Lebna Landgraf​

O Consórcio Antiferrugem acaba de registrar os dois primeiros focos de ferrugem asiática da soja em lavouras comerciais do Paraná. Os focos de ferrugem foram identificados por profissionais da Syngenta, que é membro do Consórcio. Um deles é em Itaipulândia (PR), em lavoura semeada no dia 16 de setembro. O outro município que já tem registro da doença é São Miguel do Iguaçu(PR), com área semeada em 17 de setembro.

Apesar do relato de três focos de ferrugem (um em São Paulo e dois no Paraná), a situação não é para alarde, porque os sintomas da doença são iniciais, explica a pesquisadora da Embrapa Claudia Godoy. “Mesmo assim, o monitoramento deve ser intensificado e as lavouras em pré fechamento, que estão próximas aos focos doença, devem iniciar o controle com fungicidas”, avalia. 

A pesquisadora orienta para que se realize o monitoramento o mais abrangente possível, com maior atenção para as primeiras semeaduras e os locais com maior acúmulo de umidade. “Para o monitoramento, devem-se coletar folhas dos terços médio e inferior das plantas, observando as folhas contra a luz, procurando pontuações escuras”, explica. “No verso das folhas a presença de saliências semelhantes a pequenas feridas ou bolhas, confirma a ferrugem”. 

Os produtores podem acompanhar e colaborar para os relatos de ocorrência da doença pelo site do Consórcio Antiferrugem (www.consorcioantiferrugem.net). Também é possível acompanhar pelo o aplicativo do Consórcio que pode ser baixado para aparelhos IOs e Android. O relato de ocorrências pode ser realizado por laboratórios credenciados ou informados para a equipe do Consórcio Antiferrugem pelo email: cnpso.caf@embrapa.br. A Embrapa Soja tem um hotsite com informações detalhadas sobre a doença. Consulte aqui: www.embrapa.br/soja/ferrugem.  


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024