NOTÍCIAS

​Fertilização de solo e nutrição animal com algas marinhas é apresentada ao produtor na Bahia Farm Show

O produtor rural sabe a importância de realizar a fertilização do solo para obter aumento da produção e, consequentemente, incrementar os lucros. O setor dos fertilizantes foi buscar no fundo do mar uma inovadora solução: o uso de algas marinhas, que após a secagem e o processamento, aliadas a outros componentes, promovem efeito bioativador, que estimula as plantas a um crescimento mais vigoroso e aumenta a defesa contra patógenos. Esta reação ocorre devido à presença de hormônios como as citocininas e auxinas.

A matéria prima, após calcificada e transformada em pó, tem sido utilizada na nutrição de animais, por ter importante função na regulação da flora intestinal. É rica em proteína, ômega 3 e ácidos graxos, além do cálcio resultante do processo de junção com outras substâncias após a secagem.

Uma palestra, ministrada pelo agrônomo Ricardo Macedo, diretor-técnico do departamento agrícola da empresa Oceana, no auditório da Fundação Bahia, durante a Bahia Farm Show, mostrou ao púbico as vantagens e o potencial de mercado dessa nova alternativa, uma vez que há grande demanda por fertilizantes e alimentos mais nutritivos para bovinos. “O aumento do uso das algas marinhas no mercado deve impactar os preços e diminuir os custos para produtores rurais e criadores, pois há grande reserva dessa matéria-prima nos oceanos”, pontuou Ricardo.

Outro viés positivo, segundo Macedo, é o ecológico. “A extração dessas algas não agride o meio ambiente. É como se colhêssemos apenas as folhas secas debaixo de uma árvore, preservando-a para que ele possa nos dar mais folhas secas. As algas coletadas são apenas aquelas que se desprendem da planta que está viva”, finalizou.

Bahia Farm Show 2017

Data: 30 de maio a 03 de junho de 2016

Local: Complexo Bahia Farm Show: BA 020/242, km 535 - Luís Eduardo Magalhães – Bahia

www.bahiafarmshow.com.br

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura