Fertilizante como ferramenta de defesa contra nematoides

Fertilizante aplicado via tratamento de sementes ativa mecanismos de defesa das plantas de soja e pode ser uma boa alternativa para auxiliar no manejo de Meloidogyne javanica na cultura da soja

26.05.2020 | 20:59 (UTC -3)
Spraytec

Os nematoides estão entre os principais limitantes da produtividade da soja no Brasil, com prejuízos anuais estimados em aproximadamente R$ 16 bilhões. Dentre os nematoides que causam os maiores prejuízos, estão os nematoides das galhas (Meloidogyne javanica M. incognita) e o das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus). O controle destes nematoides é dificultado, principalmente, pela ampla distribuição geográfica e pela gama de hospedeiros, o que dificulta a escolha de materiais para rotação de culturas.

 Desta forma, nos últimos anos, tem crescido o interesse por métodos alternativos de manejo. Pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos em parceria com instituições de pesquisa mostraram que o produto Pack Seed apresenta potencial para o manejo de nematoides, por ativar mecanismos de defesa na planta, que melhoraram a lignificação da parede celular, reduzindo a penetração e a sua reprodução. Pack Seed é uma complexa mistura de compostos de natureza bioquímica diferente e biodegradável com registro para tratamento de sementes de soja, milho, trigo e feijão. É um produto diferenciado, pois além dos tradicionais Co e Mo, fornece macros e micronutrientes, enraizantes e aminoácidos. É uma formulação completa para tratamento de sementes, e uma alternativa promissora no manejo de nematoides, aplicado isolado ou associado a outros produtos. 

Como todos os métodos de controle apresentam limitações, é necessária a investigação para compor o manejo integrado, como o estudo da nutrição de plantas, haja vista que o conhecimento do modo de ação de cada produto pode explicar se agem isoladamente ou em sinergia, otimizando o controle de nematoides em plantas. Portanto, dada a escassez de alternativas de controle de nematoides em soja, fazem-se necessárias pesquisas que avaliem novas tecnologias.

Diante disso, realizou-se um trabalho em parceria com a Fundação ABC para verificar a eficiência de Pack Seed, via tratamento de sementes na dose de 3ml/kg, no manejo de Meloidogyne javanica na cultura da soja.

A metodologia utilizada para a avaliação dos tratamentos foi por meio da contagem da população do nematoide M. javanica em raízes de soja e também seu efeito sobre a produtividade.

Considerando-se a coleta realizada no estádio R2 (Figura 1), o tratamento com Pack Seed apresentou redução significativa no número de espécimes de M. javanica em 10g de raiz em relação à testemunha. Esse efeito pode ser atribuído ao fato de o produto ativar os mecanismos de defesa das plantas, como o aumento da síntese de metabólitos secundários, tais como as enzimas peroxidase e fenilalanina-amônia-liase, relacionadas principalmente ao enrijecimento da parede celular, o que dificulta a penetração, a movimentação e o sítio de alimentação do nematoide. Com relação à produtividade da soja (Figura 2), houve um incremento de 5,22 sacas a mais por hectare, em relação à testemunha, uma resposta natural da cultura em função da melhor nutrição e sanidade, proporcionada pelo Pack Seed.

Figura 1 - Efeito do tratamento sobre o número de indivíduos de Meloidogyne javanica em 10g de raízes em plantas de soja aos 50 dias (R2) após a emergência
Figura 1 - Efeito do tratamento sobre o número de indivíduos de Meloidogyne javanica em 10g de raízes em plantas de soja aos 50 dias (R2) após a emergência

Figura 2 - Produtividade da cultura da soja em resposta ao tratamento com Pack Seed
Figura 2 - Produtividade da cultura da soja em resposta ao tratamento com Pack Seed

O Pack Seed, além de nutrir as plantas com os principais macros e micronutrientes, enraizantes e aminoácidos para a máxima expressão de seu potencial produtivo, é uma alternativa promissora no manejo do nematoide M. javanica.


Cultivar Grandes Culturas Maio 2020

A cada nova edição, a Cultivar Grandes Culturas divulga uma série de conteúdos técnicos produzidos por pesquisadores renomados de todo o Brasil, que abordam as principais dificuldades e desafios encontrados no campo pelos produtores rurais. Através de pesquisas focadas na fitossanidade das Grandes Culturas, a Revista auxilia o agricultor na busca por soluções de manejo que incrementem sua rentabilidade. Na edição de Maio você confere também: 

a

a

a

a

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024