FMC divulga nota oficial sobre restrição de uso do dimetoato pela União Europeia

Em caso de dúvida clientes devem procurar o representante da empresa em sua região

10.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
FMC

A FMC presta esclarecimento quanto ao inseticida Dimexion (Dimetoato 400g/L EC), atualmente registrado no Brasil para as culturas: algodão, citros, maçã, rosa, tomate e trigo.

De acordo ao documento emitido pela Fundecitrus, divulgado em 09 de Agosto de 2019, em que o Comitê de Produção Integrada de Citrus “Lista PIC”, restringiu o uso de Dimetoato em função da decisão publicada pela União Europeia para este ingrediente ativo, informamos que para a cultura do citros, a mesma atende o LMR definido (2,0 mg/kg) conforme monografia do ativo Dimetoato, autorizada pela Anvisa. Dessa forma, a FMC continua suportando todas as culturas na bula do referido produto, uma vez que acredita na utilidade dessa importante ferramenta para o mercado brasileiro, bem como está segura que a sua utilização conforme as recomendações de bula não causam qualquer prejuízo ao consumidor.

Ressaltamos que o LMR estabelecido para citros na Europa é de 0,01 mg/kg e está vigente há 2 anos. O LMR anterior era de 0,02 e vigorou ate 2017. Recentemente a UE divulgou que o prazo limite para uso de produtos à base do ativo Dimetoato é até 30/07/2020. Isso se refere a produtos aplicados em território da União Europeia.

Comunicamos que a bula brasileira respalda o comércio do produto no Brasil para todas as culturas registradas assim como atende ao LMR (Limite máximo de Resíduo) estabelecido em monografia pela ANVISA para estas culturas.

Diante disto, a FMC reitera a importância da cultura do citros para a empresa, e manifesta seu apoio ao setor Citrícola e por isso continua sustentando o registro de seus produtos globalmente, bem como investindo, desenvolvendo e trazendo  ao mercado produtos cada vez mais inovadores, aliando tecnologia à performance.

Em caso de dúvidas, procure o representante FMC de sua região.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024