FMC leva capacitação e conhecimento gratuito para agricultores no Oeste da Bahia

O programa tem o objetivo de levar conhecimento e informação sobre a prevenção e controle de surtos dos percevejos e passará pelos principais estados brasileiros produtores de soja e milho

22.01.2016 | 21:59 (UTC -3)
Thaís Frausto

O percevejo é considerado uma das pragas que mais prejudicam e atacam a cultura da soja, pois o dano é direto no grão afetando a qualidade, o vigor e alterando o balanço de proteínas e óleos de semente. Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Samuel Roggia, o prejuízo pode chegar de 10 a 20% na produção, caso não haja qualquer controle no campo.

Diante deste cenário, será realizada Garganta (25), Bela Vista (26), Bom Jesus (27), Coaceral (28) e Rosário (29) para o programa Alerta Percevejo para os produtores rurais. Idealizado e desenvolvido pela FMC Agricultural Solutions, o programa tem o objetivo de levar conhecimento e informação sobre a prevenção e controle de surtos dos percevejos por meio de orientações técnicas e passará pelos principais estados brasileiros produtores de soja e milho. A campanha também contará com informações e dicas de manejo nas mídias sociais que podem ser visualizadas e compartilhadas na página da FMC no Facebook com a #AlertaPercevejo.

Os próximos estados serão Tocantins e Bahia. O entomologista Mauro Tadeu Braga será o responsável por apresentar os temas das palestras, destinadas a produtores e consultores da FMC. “O palestrante convidado é conhecido nacionalmente no segmento de agronomia, no qual tem vasta experiência e por este motivo sua participação será de extrema importância”, ressaltou Adriano Roland, gerente de inseticidas da FMC.

Roland ressalta a importância dos eventos Alerta Percevejos promovidos pela FMC. “É uma maneira pela qual os participantes não somente ganham mais conhecimento sobre técnicas e produtos, como recebem informações sobre a situação atual da praga e dicas para o seu manejo”, explica o representante. “Investir em soluções de qualidade que levem produtividade e rentabilidade para o produtor é o nosso compromisso. Precisamos estar juntos ao produtor para entender sua necessidade específica e, assim, contribuir com seu sucesso”.

Técnicas de manejo e tecnologia

Cada fase de ataque do percevejo tem sua solução. Na soja, tudo começa na dessecação, onde a praga não causa dano, mas está presente no ambiente em plantas invasoras, que servem como hospedeiros secundários, além de outras culturas como o milho e feijão, presentes em quase todas as regiões produtoras de soja. “Nesta fase o objetivo principal é diminuir a população de adultos, em um momento que estão mais expostos. Desta forma, recomendamos a aplicação do inseticida Mustang, que possui um excelente efeito de choque, um rápido controle dos percevejos.

O percevejo inicia sua colonização no final do ciclo vegetativo da soja quando ainda não causa dano, mas temos visto uma população cada vez maior nesta fase. Neste momento, a principal praga normalmente é a lagarta, mas com o aumento da população de percevejos mais uma vez há a necessidade de diminuir a população de adultos. “O produtor vem buscando produzir cada vez mais e também otimizar os seus custos, mantendo os níveis populacionais de pragas abaixo do nível de dano econômico, protegendo o seu investimento. Por isso, soluções tecnológicas que tenham flexibilidade de uso e alta eficiência são vitais para o sucesso do manejo de pragas”, afirma o representante. Ele recomenda o uso do inseticida Hero, que além do ajudar no manejo de lagartas de difícil controle como a falsa medideira, seu diferencial também é a sua alta eficácia no controle de percevejos nesta fase vegetativa, não desequilibra ácaros e é excelente de manusear, pela menor dose e formulação que facilita o armazenamento e o preparo da calda.

Por sua vez, no estado reprodutivo é o momento onde o dano é direto na produtividade e na qualidade do grão ou na semente, causando maiores prejuízos para a cultura da soja. É neste momento que o produtor precisa de um produto completo, que atue nas diversas fases da praga, com alta eficiência e que proporcione o maior período de controle possível. “Neste caso indicamos o inseticida Talisman, que é eficaz contra percevejos na suas mais diversas fases, um produto completo. Através da sua formulação diferenciada, tem excelente efeito de choque, maior permanência na folha e sistematicidade, proporcionando um controle diferenciado com um excelente residual. É importante dizer que Talisman esta presente na Solução Combinada Soja e também na cultura do milho”.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024