Fornecimento de nutrientes contribui para vigor da planta e uniformidade de grãos de café

Manejo nutricional por meio de produtos a base de aminoácidos auxilia produtores nas fases pré-colheita

10.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Gabriela Titon

Os estádios fenológicos do café que antecedem o período da colheita, chamados de granação e maturação, exigem, além das condições ambientais favoráveis, cuidados especiais de manejo nutricional e controle fitossanitário. Isso porque ocorre a formação e o enchimento dos grãos, impactando no rendimento e na uniformidade da maturação.

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico de hortifruti da Alltech Crop Science, fornecer nutrientes, especialmente o potássio, e produtos a base de aminoácidos à planta auxilia no desenvolvimento da cultura e na redução dos estresses fisiológicos.

“Com isso, proporciona-se um melhor desenvolvimento das plantas e translocação dos fotoassimilados de maneira mais equilibrada, influenciando no vigor das plantas, na redução de grãos chochos e no incremento da uniformidade de grãos cereja", explica. Segundo o gerente, quando há um processo de colheita mecanizada e os frutos estão em uma maior porcentagem de grãos maduros há uma melhora de produtividade, já que houve maior enchimento e melhor acúmulo de sólidos solúveis, refletindo também na qualidade da bebida e consequentemente no seu valor de venda.

Revoredo destaca, ainda, que o Cobre possui função importante, contribuindo para o benefício fisiológico da cultura e a redução de algumas doenças. Resultados observados por José Maria, consultor e produtor de café no sudoeste de Minas Gerais. “Com a aplicação do Cobre, o que já pudemos notar foi em relação à proteção da planta, que está indo muito bem", analisa.

O especialista ressalta que na busca por maior produtividade e qualidade uma etapa está ligada à outra. “O que se faz agora reflete na fase seguinte e assim sucessivamente. É um conjunto de vários fatores associados aliado também a ferramentas e produtos à base de aminoácidos que estimulam as plantas e aliviam o estresse. Dessa forma, há um maior preenchimento de grãos e consequentemente maior acumulo de sólidos solúveis", finaliza.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024