Fórum reúne líderes para debater tendências do agronegócio mundial

Evento promoveu a discussão sobre as novas demandas e as tecnologias de vanguarda disponíveis no mercado

16.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Camila Castro

Em um cenário mundial de mudanças, no qual a população de classe média está em expansão e as escolhas de consumo estão cada vez mais conscientes, as práticas de manejo e a apresentação dos produtos no agronegócio também precisam se reinventar. Para isso, o diálogo com o mercado e a inovação no setor são essenciais, demonstraram especialistas em produção agrícola e animal durante o Alltech One Ideas Forum, realizado no dia 11 de abril, em Campinas (SP).

Abraçar e entender essas transformações é essencial para o momento, que é considerado de oportunidade pelo presidente e CEO da Alltech, Mark Lyons. “O mais interessante não é o que devemos deixar de fazer, mas sim o que vamos começar a realizar. É necessário desenvolver tecnologias, ter voz junto ao consumidor para buscar o que o mercado quer e precisa, além de criar projetos pequenos que cresçam rápido. Estamos em um momento de distinção: pode ser uma ameaça ou uma evolução, só depende de nós”, defendeu Lyons durante o evento que reuniu mais de 750 participantes diretamente envolvidos no agronegócio, como pesquisadores, presidentes de cooperativas, diretores de fábricas de ração, fazendeiros e donos de distribuidoras agrícolas.

Quem também marcou presença no palco principal do evento foi o diretor da G&S Agriconsultants, Gordon Butland. De acordo com ele, para que o crescimento do consumo de proteína animal retorne a patamares significativos é preciso fazer diferente. “A computação, os smartphones, mudaram a maneira como trabalhamos. Sempre falamos da granja até a mesa, mas para mim é da mesa até a granja. Por que? Porque o consumidor quer saber o que tem dentro, de onde vem, como foi produzido, querem ter rótulos que consigam entender”, explicou.

Neste contexto, em que os consumidores são considerados os novos CEO’s, o jornalista e articulista José Luiz Tejon trouxe a reflexão sobre a importância dos bons “vendedores” no mundo. De acordo com Tejon, o desafio em relação ao mundo do agronegócio está no reino das percepções. “O planeta Terra conta com seres humanos visionários, que enxergam antes o que os outros não viram. Esse enxergar antes dos outros é resultado de um incômodo”, ressaltou. “Quem comanda o mundo? São grandes vendedores que inventaram, criaram, viram antes e fizeram”, complementou.

Para exemplificar, na prática, o resultado de inovações nas propriedades, o diretor da Fortuna Nutrição Animal e da Fazenda Gamada, Daniel Wolf, apresentou ao público a história de sua família na agropecuária. Eles iniciaram a atividade em Nova Canaã do Norte (MT), a 700km de Cuiabá, quando o local só possuía estrada de chão. Hoje, estão na pecuária, produzem grãos, trabalham com integração lavoura pecuária, além de projeto integração lavoura pecuária e floresta. “Existem oportunidades e temos que aprender a como ir atrás delas”, destacou.

Tecnologia no manejo 

Ainda na plenária principal, foi debatida a incorporação das ferramentas digitais para a garantia de uma cadeia alimentar segura, saudável e sustentável, no que tange às micotoxinas. Segundo o diretor global de Gerenciamento de Micotoxinas da Alltech, Nick Adams, “a tecnologia e os dados são uma parte fundamental para tornar esse conhecimento acessível no campo. A combinação de dados, no futuro, ajudará a conectar pontos”, disse. Os resultados de outros estudos e técnicas foram debatidos durante as sessões temáticas, realizadas no período da tarde, que analisaram a agricultura e espécies animais como monogástricos, ruminantes, equinos, pets e aquicultura.

O evento 

A turnê do Alltech ONE Ideas Forum passou por outros 18 países em 20 cidades da Ásia, Europa, América do Norte e América Latina. O evento foi idealizado nos mesmos moldes do One: Simpósio de Ideias Alltech, um dos maiores encontros sobre tecnologia e inovação no mundo, que neste ano acontece entre os dias 19 e 21 de maio na cidade de Lexington (KY), nos Estados Unidos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024