Fórum Técnico da Abertura da Colheita do Arroz aborda sustentabilidade, manejo e certificação

Entre os especialistas convidados está o vencedor do Prêmio Nacional de Máxima Produtividade em Soja, do Cesb

05.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Larissa Mamouna/AgroEffective

O Fórum Técnico da 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz irá reunir produtores e especialistas na tarde do próximo 12 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul. Serão realizados painéis no evento com informações para a expansão assertiva da cultura orizícola, assim como a integração com outros plantios como a soja.

Entre os especialistas convidados está o vencedor do Prêmio Nacional de Máxima Produtividade em Soja (CESB 2018/2019) e gerente Técnico da Sementes Aurora, Maurício De Bortolli, que irá ministrar o painel “Manejo na cultura da soja buscando alta estabilidade”. Explica que A atividade agrícola oferece muitos riscos, alguns podem ser controlados e outros não pelo produtor. “Em alguns, podemos interferir através de boas estratégias”, destaca, lembrando que entre aqueles que podem ser manobrados estão o solo, a genética e a fertilidade. “Entre os riscos incontroláveis estão, por exemplo, precipitação, temperatura, ocorrências como alagamentos”, afirma.

Na palestra, Bortolli promete abordar estratégias para que os produtores arrozeiros possam minimizar os impactos das ameaças à atividade, “mostrando ao orizicultor como pode agir para produzir com mais estabilidade e, em anos ruins de colheita, não sofrer tanto com as perdas produtivas”, em virtude dos impactos do clima e meio ambiente.

A programação do Fórum Técnico também terá o painel “Sustentabilidade: Tecnologias, Inovações e Desafios para a Produção de Arroz”. Os palestrantes serão Marcelo Mendes de Haro, com mestrado e doutorado em Entomologia, PhD em Ecologia de Ambientes Tropicais, pós doutor em ecofisiologia de insetos e Pesquisador da Epagri/SC; e Mara Grohs, engenheira agrônoma com mestrado e doutorado pela UFSM, coordenadora Estação Regional de Pesquisa da Região Central do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), e moderação do diretor da Farsul Domingos Velho Lopes.

Outro painel para os visitantes será “Da Semente ao Prato: a Semente Certificada e sua Importância para a Sustentabilidade da Lavoura de Arroz”, com José Américo Pierre Rodrigues - presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). Além disso, o diretor comercial da Massey Ferguson, Eduardo Nunes, falará sobre “Sustentabilidade: Experiências do Plantio de Soja na Várzea”. O dia conta também com apresentações de novidades da Embrapa.

A 30ª Abertura Oficial da Colheita será realizada de 12 a 14 de fevereiro  com o tema “Intensificação para Sustentabilidade”. Trata-se de uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024