Fóruns Regionais do CESB movimentam produtores de todo o país

O circuito de palestras é parte da divulgação dos resultados do Desafio de Máxima Produtividade de Soja; edição de 2019/2020 está com inscrições abertas

12.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
André Moraes

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) promoveu um circuito de palestras em todas as regiões do Brasil, entre setembro e outubro deste ano, com a realização dos Fóruns Regionais de Máxima Produtividade de Soja. Aproximadamente mil produtores, consultores e pesquisadores da área de soja receberam informações estratégicas para elevar a produtividade da oleaginosa no Brasil nos eventos, que fazem parte de uma das etapas de apresentação de resultados do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja deste ano. O Desafio é promovido em propriedades de todo o País com o objetivo de colher mais soja sem o incremento de área, seguindo os preceitos de sustentabilidade e rentabilidade.

Os Fóruns são realizados com o objetivo de disseminar as informações coletadas ao longo do Desafio, que mostra anualmente que produtores de todo o Brasil conseguem alcançar grandes índices de produtividade.

Inclusive os dados coletados em um período de cinco anos pela Rede de Pesquisa do CESB mostram essa realidade. Os estudos revelam que existe uma oportunidade tangível de ganho produtivo nos principais Estados produtores de soja. Isso porque nas áreas utilizadas nesse estudo, que estão espalhadas por nove Estados brasileiros, a média de produtividade foi 30,1% maior do que a registrada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Dobro da média nacional

Esses dados se consolidam ainda mais diante dos resultados alcançados pelos campeões do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja. Os sojicultores conseguiram colher mais do que o dobro do que a média nacional, que foi de 53,4 sacas por hectare (sc/ha) na safra de 2018/2019, de acordo com dados da CONAB.

O campeão nacional da safra de 2018/2019 é do Sul do País em área irrigada. O produtor gaúcho Maurício de Bortoli atingiu a marca de 123,88 sc/ha. Já a campeã da Região Sul, a família gaúcha Tolloti, colheu 123,50 sc/ha em área de sequeiro. Na Região Sudeste, o índice alcançado foi de 110,45 sc/ha no Estado de Minas Gerais pelo sojicultor Matheus Grossi Terceiro. O campeão da Região Centro-Oeste, o grupo Fazenda Reunidas, veio de Goiás, com 108,74 sc/ha, e na Região Norte/Nordeste, o ganhador foi João Gorgen, que colheu 96,86 sacas por hectare em sua propriedade na Bahia.

Informações específicas de cada região

O coordenador técnico e de Pesquisa do CESB, João Pascoalino, destaca o fato de o Fórum conseguir levar informações específicas de cada região, ajudando os produtores a descobrirem formas de aumentar a sua produtividade, ao seguir os exemplos dos campeões do Desafio CESB. “Assim o impacto sobre o contexto produtivo é mais efetivo e duradouro, podendo ajudar o produtor a ter maior sucesso no aumento da produtividade por unidade de área, o que está conectado diretamente com sustentabilidade e rentabilidade de toda a cadeia agro”, afirma.

O diretor executivo do CESB, Luiz Antonio Silva, ressalta a qualidade técnica dos conteúdos apresentados, contando com explanações de profissionais renomados no setor agrícola. “O principal objetivo desta ação é compartilhar informações coletadas e auditadas de cases de sucessos locais, com nível de produtividade superior à média produtiva local/regional, apresentando as técnicas utilizadas para alcançar estes níveis superiores de produtividade. E isto só foi possível graças aos nossos patrocinadores, que acreditam no potencial produtivo do agricultor brasileiro”, relata.

Desafio 2019/2020

O CESB já iniciou as inscrições para o Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja da safra 2019/2020. Os produtores têm até janeiro de 2020 para participar. A inscrição deve ser feita pelo site do comitê.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024