FPT Industrial leva gerador de energia a biometano à FIEE Smart Future

Conceito simboliza a transformação energética, reforçando o compromisso da marca da CNH Industrial na utilização de combustíveis alternativos e na preservação do meio ambiente

24.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Renato Fonseca

De edifícios urbanos à grandes lavouras e na mineração, os trabalhos desempenhados pelo homem necessitam de energia, entregando disponibilidade imediata, confiabilidade e economia no uso. Líder no desenvolvimento de novas soluções em powertrain, a FPT Industrial, marca de motores, eixos, transmissões e geradores de energia da CNH Industrial, tem a solução certa para as demandas de energia, onde quer que seja aeroportos, bancos, canteiros de obras, hospitais, redes de hotéis, shoppings, plataformas de petróleo e gás, e também o uso doméstico, dentre outras aplicações.

Depois de lançar a linha de geradores a diesel, ampliando o portfólio no setor de energia, a FPT Industrial participa da FIEE Smart Future, 30ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, um dos mais importantes eventos do setor na América do Sul, de 23 a 26 de julho, no São Paulo Expo. Presente pela primeira vez, no Estande E110 da Arena Smart Future, a marca expõe o gerador GSNEF140B na configuração Cabinado, com 140 kVA de potência; o motor N45 disponível para geradores (G-Drive), e a última grande novidade do segmento: o gerador GENEF160B BIO a Biometano, Gás Natural Comprimido (CNG) e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), em sistemas de baixa e alta pressão.

O conceito multicombustível simboliza a transformação energética, reforçando o compromisso da FPT Industrial na utilização de combustíveis alternativos e na preservação do meio ambiente.

Com mais de 150 anos de experiência em powertrain, a FPT Industrial tem longo histórico de desenvolvimento de motores a gás, totalizando mais de 40 mil unidades comercializadas, em uma gama com cilindrada que varia de 3.0 litros a 12.9 litros e potências de 100 kW (130 cv) a 338 kW (460 cv), nas mais variadas aplicações. No segmento de geração de energia, são mais de 400 mil unidades à diesel comercializadas em todo o mundo desde 1989.

“Os planos da FPT Industrial são de expansão das vendas, ampliação dos negócios em todos os segmentos e maior presença por meio da nova rede de distribuidores. A FPT Industrial produz seus geradores e motores no Brasil e na Argentina e está preparada para atender os diversos requisitos dos mercados latino-americanos”, afirma o presidente da FPT Industrial para América do Sul, Marco Rangel.

Novo conceito em geração de energia

Não é novidade que a FPT Industrial já disponibiliza a linha de geradores de energia à diesel, produzidos no Brasil nas configurações Aberto e Cabinado, com potências de 30 kVA a 700 kVA. Esse lançamento foi anunciado na Agrishow de 2018 e desde então, além do amplo portfólio e da Rede de Distribuidores que cobre mais de 85% do território nacional, passou a ser oferecida também na exclusiva modalidade Consórcio, em planos de 50 meses.

Durante a FIEE Smart Future, a marca da CNH Industrial expõe o conceito de gerador de energia GENEF160B BIO movido a Biometano, Gás Natural Comprimido (CNG) e Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). A tecnologia simboliza a transformação energética em operações como fazendas e aterros sanitários, possibilitando independência não só na geração de energia, como também na geração de combustível renovável.

Equipado com o motor FPT N60, o gerador GENEF160B BIO se difere dos geradores movidos a diesel pelo sistema de injeção, que utiliza a tecnologia estequiométrica multiponto, otimizando a combustão e permitindo um menor consumo de combustível associado a uma performance estável e otimizada para a geração de energia. Entre as principais vantagens está a possibilidade de operação com o Biometano, fonte renovável de combustível que entrega menor custo de operação. Além disso, é um equipamento mais silencioso e com menores emissões de CO2 e poluentes, comparado aos geradores tradicionais movidos a diesel.

O Biometano é produzido a partir do biogás de resíduos (biodigestão) para a produção de eletricidade de agricultores e operações sanitárias, podendo se tornar uma fonte elétrica extra para abastecer comunidades, pequenas indústrias e fazendas com baixo custo.

“A geração de energia a gás tornou-se uma opção extremamente vantajosa para produtores que investem alto em tecnologias sustentáveis para aumentar a produtividade e reduzir os custos de operação”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, André Faria.

Ficha técnica

Gerador FPT GENEF160B BIO

Motor: FPT N60 Cilindrada: 5.9 litros Potência Máxima [KW]: 130 @ 1.800 rpm Prime Power [KVA]: 160 @ 1.800 rpm Número de cilindros: 6 Sistema de injeção: Multiponto Estequiométrica Aspiração: Turbinado Aftercooler Combustível: Biometano, CNG e GLP Alternador: G2R 250 MB/4

Produto premium e global

Os geradores de energia da FPT Industrial são produtos Premium, posicionados no mercado por inovações como o monitoramento e o controle inteligentes de energia, cabine modular acessível e de fácil manutenção, alternadores de alta eficiência, além dos motores FPT Industrial de alta performance.

A série de atributos começa pelo Monitoramento e Controle Inteligente. O operador pode escolher o melhor modo de funcionamento e controlar os parâmetros do gerador, realizando a gestão de vários geradores remotamente por meio deste recurso exclusivo da FPT Industrial, de maneira fácil e simples, graças ao funcional design de navegação.

Fabricada com alto padrão de qualidade, a Cabine Insonorizada Premium é preparada para as condições mais severas de operação, não comprometendo o funcionamento do gerador. Com portas em ambos os lados e construção modular, a cabine permite fácil desmontagem, manutenção acessível e simples, otimizando o tempo de reparação e ao mesmo tempo preservando a segurança do operador.

“Nossos geradores oferecem um conceito de energia inteligente em qualquer situação. São equipamentos Premium, pensados em detalhes para as condições mais adversas. Seja em um condomínio ou em uma mina de extração de minério, nossos geradores estão prontos para qualquer desafio”, aponta André Faria.

Além do Brasil e América do Sul, a linha de geradores (Genset) é comercializada com sucesso em mercados da Europa, Ásia e Oceania.

A FPT Industrial também oferece amplo portfólio para o segmento G-Drive (motores para geradores), com outro perfil de cliente. Dentre eles, o motor FPT N45 de 4,5 litros e faixa de potência de 32 kVA a 138 kVA, conforme a aplicação.

Ficha técnica

 Gerador FPT GSNEF140B Cabinado

Motor: FPT N45 Cilindrada: 4,5 litros Potência Stand - By [KVA]: 138 @ 1800 rpm Potência Prime [KVA]: 126 @ 1800 rpm Frequência [hz]: 60 Tensão [V]: 220/127 - 380/220 - 440/254 Número de cilindros: 4 Número de válvulas por cilindro: 2 Tipo de aspiração: Turbinado Aftercooler Tipo de turbo: FGT Tipo de comando de válvulas: OHV - Over Head Valve Sistema de injeção: Mecânico, com bomba de injeção Relação de compressão: 17,5 : 1 Diâmetro x curso [mm]: 104 x 132 Combustível: Diesel Tipo de Bloco: Não estrutural Modelo da cabine: Cabine FD (D10) Dimensões [mm]: 2750 x 1100 x 1760 Peso [kg]: 1689

Motor FPT N45 (G-Drive)

Aplicação: G-Drive (motores para geradores) Cilindrada: 4,5 litros Potência Stand - By [KVA]: 36 a 138 @ 1800 rpm Potência Prime [KVA]: 32 a 126 @ 1800 rpm Número de cilindros: 4 Número de válvulas por cilindro: 2 Tipo de aspiração: Turbinado Aftercooler Tipo de turbo: FGT  Tipo de comando de válvulas: OHV - Over Head Valve Sistema de injeção: Mecânico, com bomba de injeção Relação de compressão: 17,5 : 1 Diâmetro x curso [mm]: 104 x 132 Combustível: Diesel Tipo de bloco: Não estrutural Dimensões [mm]: 1302 x 787 x 1124 Peso seco [kg]: 510

Rede de distribuidores

Todo o suporte aos clientes e produtos FPT Industrial é realizado pela Rede de Distribuidores, distribuída em pontos estratégicos nos quatro cantos do país, disponibilizando assistência técnica, serviços especializados e reposição de peças para os segmentos de energia, on-road, de transporte de cargas e passageiros, off-road, para máquinas de construção e agrícolas, e motores marítimos.

A Rede FPT é composta no Brasil pela Agritex, que atua no Mato Grosso; Brasif, no Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins; J. Malucelli, no Paraná, Rio Grande do Sul e Catarina; Servel, em Sergipe; e Tracan, em Minas Gerais e São Paulo.

Na América Latina, a FPT Industrial conta com o suporte dos grupos Euro Torque, Grumaq, Mayssa e Propeller, na Argentina; Kauffman, no Chile; Rodomaq, no Paraguai; Modaservice no Peru e Austral no Equador.

Serviço

FIEE Smart Future

Quando: 23 a 26 de julho, de 13h às 20h

Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Água Funda, São Paulo (SP)




Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024