​Frio prejudica cultivo de banana no Vale do Ribeira (SP)

Segundo produtores a perda do fruto chegou a aproximadamente 70% no Sul e Sudeste

08.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Lucas Majuski

As baixas temperaturas registradas em junho influenciaram diretamente na qualidade de alguns produtos em São Paulo, causando prejuízos e consequentes aumentos de preço. Na região do Vale do Ribeira, por exemplo, as geadas prejudicaram o cultivo de banana.

Embora as temperaturas em junho tenham ficado dentro da média histórica para o mês, entre 12°C e 23°C em Sorocaba, a atuação de três massas polares de forte intensidade fez com que as temperaturas ficassem abaixo de 10ºC por vários dias seguidos. Geadas também ocorreram de forma generalizada em várias regiões do estado. “Desde o fim de abril, essas massas de ar polar avançaram sobre a América do Sul e fizeram com que o Brasil experimentasse frio intenso”, afirma Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.

O impacto foi grande e o prejuízo deve ser sentido pelos produtores até o ano que vem. Segundo Roberto Kobori, engenheiro agrônomo e consultor técnico da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira – ABAVAR, a perda foi de aproximadamente 70% nas regiões Sul e Sudeste, o que ocasionou um aumento de 30% a 40% no custo de produção.

O especialista ainda conta que além de interromper o desenvolvimento da cultura, as temperaturas abaixo de 13ºC causam danos na casca. “Como a remuneração é pela aparência da fruta, a perda é grande. Embora fique nutricionalmente melhor, quase todo mundo se importa com o visual e acabamos sendo prejudicados”, explica.

Para o cultivo da fruta, o clima ideal possui temperaturas entre 20°C e 30°C, além de umidade acima de 75% e bom regime de chuvas. Com o clima frio e seco do inverno, os tratos culturais, como boa correção do solo e limpeza da planta são recomendados.

Infelizmente, a situação não deve melhorar tão cedo, já que o clima seco não é favorável para o cultivo. O meteorologista aponta que a pluviosidade deve ficar dentro da média, ou seja, pouca chuva até o fim do mês. Nesta sexta-feira (8), uma nova massa de ar polar influencia o centro-sul do Brasil e há previsão de ocorrência de geadas nas regiões serranas nas divisas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024