NOTÍCIAS

Fundação Coopercitrus Credicitrus inaugura prédio educacional

O prédio abrigará o curso Superior em Big Data no Agronegócio da Fatec e o curso Técnico em Agronegócio da Etec, em período noturno e, durante o dia, irá sediar treinamentos, cursos e palestras para produtores rurais e profissionais que atuam no setor.

Com capacidade para 600 alunos, a obra se destaca pelo projeto arquitetônico inovador, seguindo os moldes exigidos pelo Centro Paula Souza. São mais de 1.500 m² de área construída, 10 salas de aulas, moderno laboratório de informática e biblioteca. Além das estruturas físicas, o projeto conta com área de campos experimentais para aulas práticas.

"Esse prédio é um projeto audacioso, um sonho concretizado em apenas dois anos, que mostra a responsabilidade social da Fundação Coopercitrus Credicitrus e das empresas parceiras. A estrutura está aberta para atender a comunidade e tem uma grande relevância para o desenvolvimento do agronegócio na região", comenta o vice-presidente do Conselho Administrativo da Coopercitrus, Matheus Marino, adiantando que a cooperativa estuda a possibilidade de abrir unidades descentralizadas da Fundação em outras regiões de atuação, como Minas Gerais e Goiás.

Com investimentos totais de aproximadamente R$ 5 milhões, a construção foi concluída em dois anos, custeada pelas mantenedoras, Coopercitrus e Credicitrus, e pelas empresas parceiras, Yara, Ihara, UPL, Stoller, Mosaic, Syngenta, Basf, Bayer, FMC, Adama, Corr Plastik, Stihl, New Holland, Netafim/Amanco, Thebe, Coperfam, Tatu Marchesan, Jacto, Piccin, DMB e Valtra.

Inauguração e visita técnica 

No dia 26 de julho (segunda-feira), às 14h30, será realizada a inauguração do prédio educacional da Fundação Coopercitrus Credicitrus, com presença restrita a autoridades, diretoria das empresas parceiras e imprensa. A cerimônia de inauguração terá transmissão ao vivo pelo Youtube, Facebook e Instagram da Coopercitrus, com um tour completo e visita técnica pelas estruturas da Fundação.

Sobre a Fundação Coopercitrus Credicitrus

A Fundação Coopercitrus Credicitrus, criada em 2019, é a materialização das iniciativas ambientais e sociais da Coopercitrus. Localizada em Bebedouro/SP, a entidade sem fins lucrativos visa o desenvolvimento dos seus cooperados e da comunidade no entorno, contando com parceiras que viabilizam grandes projetos voltados à pesquisa, educação e meio ambiente.

Dentre os projetos de destaque, estão os que incentivam uma produção mais consciente e sustentável ao produtor rural. O projeto CooperSemear disponibiliza o apoio técnico e planejamento adequado para reflorestamento de áreas de Reserva Legal e APP (Área de Preservação Permanente) das propriedades, com foco na garantia do atendimento legal ambiental aplicável. As mudas necessárias para implantação das matas são disponibilizadas pelo Viveiro da Fundação, que produz 169 mil mudas ao ano de 83 espécies.

Até o momento, foram mais de 10 hectares de área com o plantio de mais de 16 mil mudas. Em parceria com a Basf, no projeto Mata Viva, que seleciona produtores rurais para serem contemplados com projeto de reflorestamento necessário na área rural. Essa parceria acontece desde 2007 e já atingiu mais de 150 hectares reflorestados com aproximadamente 228 mil mudas plantas ou regeneradas.

O Projeto de Recuperação de Nascentes, realizado em parceria com a empresa Nortox (Projeto Olho D’água), tem como foco a preservação e recuperação de minas e nascentes dentro das propriedades rurais, contribuindo com o aumento da disponibilidade de água e da biodiversidade, o que contribui para o aumento da capacidade hídrica e na disponibilidade de água às propriedades rurais e comunidades do entorno. Desde 2019, já foram recuperadas 89 nascentes em propriedades rurais, o que proporcionou aumento de quase mil vezes na disponibilidade de água na região das nascentes recuperadas.

A Fundação Coopercitrus Credicitrus também disponibiliza uma área de 20 hectares para os Campos Experimentais (Polts) para empresas parceiras conduzirem experimentos de diferentes culturas com diferentes soluções para que o produtor rural conheça as principais tecnologias para condução na lavoura. Cada área é disponibilizada pelo período de cinco anos a empresa parceira e, para garantir o pleno funcionamento dos protocolos, a Fundação disponibiliza cavaletes de irrigação logo na entrada de cada área. Ao adquirir um dos plots, a empresa parceira tem acesso à área de eventos e ambientes acadêmicos da Fundação, para realizar ações de desenvolvimento técnico e prático com comodidade junto a fornecedores e clientes. 

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura