Fundação Espaço ECO apoia o VI Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida | Grupo Cultivar

NOTÍCIAS

Fundação Espaço ECO apoia o VI Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida

A Fundação Espaço ECO (FEE) participa do Congresso Brasileiro sobre Gestão de Ciclo de Vida (CBGCV), que tem se consolidado como importante evento na agenda técnico-científica sobre o tema no Brasil. Em sua sexta edição, o CBGV 2018 será realizado no auditório da Fundação Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília – UnB, de 17 a 20 de junho e terá como tema central a “Gestão da informação tecnológica para sustentabilidade”. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV),cooperação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e apoio da FEE.

O objetivo do CBGCV é reunir pesquisadores, profissionais e estudantes com atuação ou interesse no tema para discutir aplicações da avaliação e gestão de Ciclo de Vida no Brasil e no mundo. Esta edição terá cerca de 200 participantes em plenárias, apresentações de pôsteres e minicursos, planejados para os quatro dias do encontro. O público do Congresso irá apresentar trabalhos, participar de palestras e discussões relacionadas a temas como economia circular, ecodesign, gestão do Ciclo de Vida nas organizações, ACV e políticas públicas, custeio do Ciclo de Vida (CCV), ACV social, comunicação e rotulagem ambiental, inventário do Ciclo de Vida (ICV) e bancos de dados. Entre os palestrantes confirmados estão Amir Safaei (Ecoinvent), Diego Iritani (Upcycle), Jefferson Gomes (ITA), Kannan Govindan (SDU), Kristina Bowers (UN Environment – Paris), Marília Folegatti (EMBRAPA), Marzia Traverso (RWTH), Regina Cavini (PNUMA) e Vincent Colomb (ADEME).

Mais detalhes estão disponíveis no link http://acv.ibict.br/gcv/sessoe...
No total dos 217 trabalhos apresentados no CBGCV 2018, 10 foram inscritos pela Fundação Espaço ECO – reconhecida por ser uma consultoria de sustentabilidade com ampla expertise em metodologias de Avaliação do Ciclo de Vida (AVC). Em uma das plenárias do Congresso, a FEE , junto com o IBICT, lançará os resultados do estudo realizado em parceria para melhor compreender a aplicação e a comunicação dos resultados de estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e como seus dados são divulgados no âmbito empresarial. Nesta plenária, a FEE destacará casos sobre como informação tecno-científica tem sido utilizada pelas áreas de sustentabilidade das corporações, tema escolhido para nortear o evento.

Acompanhe os 10 trabalhos da Fundação Espaço ECO no GCV:

Projeto / Estudo                 Pôster      Oral  Responsável           Resp. no Congr.

Tomate Cargill                                      X     Rafael Viñas           Juliana Silva
RTRS Fase 1                            X                   Rafael Viñas           Juliana Silva
Fazenda Sustentável                              X    Renato Bianchini     Renato Bianchini
Museu da Língua Portuguesa                   X    Marcelo Meira         Marcelo Meira
Sokalan                                                 X    Marcelo Meira         Juliana Silva
HSA IBCT                                               X    Marcelo Meira         Marcelo Meira
Grupo EPD BR Forun ACB                        X    Marcelo Meira         Marcelo Meira
Agroecodesign                                       X    Clea (Embrapa)       Clea (Embrapa)
Agrária                                 X                    Taisa Caires             Taisa Caires
Comunicação                        X                    Julia Monteiro          Taisa Caires


Instituída e mantida pela BASF desde 2005, a Fundação Espaço ECO atua na articulação de parceiros para o desenvolvimento de linhas de pesquisa e aplicação de conceitos teóricos na gestão de negócios. Com base no conceito de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), a FEE busca mensurar impactos econômicos, ambientais e sociais que gerem resultados tangíveis, consolidados em planos de ação, levantamento de indicadores, treinamento e suporte na implementação de projetos para seus clientes e parceiros. “Resolver os desafios de nossos clientes e facilitar a estratégia é o que nos motiva. Para isso, inspiramos organizações e a sociedade a pensarem e fazerem
diferente; questionando o status quo com o entendimento que tudo pode ser melhorado. Trabalhamos com foco em excelência para entregar mais, melhor, mais rápido”, ressalta Rodolfo Viana, diretor-presidente da FEE .

Como apoiadora do CBGCV, a FEE será responsável pelo estudo de avaliação de Ciclo de Vida do Congresso, por meio de cálculos que determinam o perfil ambiental do evento. Os resultados desse estudo serão comunicados no encerramento do encontro e na publicação de um artigo, posteriormente. Outra contribuição da FEE nesta edição é alinhar o evento a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. São eles: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Indústria, Inovação e Infraestrutura, Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; Parcerias e Meios de Implementação.
O CBGCV é realizado a cada dois anos. O primeiro congresso foi organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR em Curitiba/PR em 2008. Os eventos seguintes foram organizados pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Florianópolis/SC, 2010), Universidade Estadual de Maringá – UEM (Maringá/PR, 2012) e Universidade de São Paulo - USP (São Bernardo do Campo/SP, 2014). Em 2016, o CBGCV foi levado pela primeira vez à região Nordeste, em Fortaleza. 

VI Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida | GCV2018
Data: de 17 a 20/06/18, a partir das 9h
Local: Fundação Darcy Ribeiro | UnB | Brasília/DF

ver mais notícias