Fundação MT em Campo recebe participantes de 11 estados brasileiros

Realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, o "Fundação MT em Campo 2016" encerrou com saldo recorde de participantes

12.02.2016 | 21:59 (UTC -3)
Dayane Pozzer

Realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, o "Fundação MT em Campo 2016" encerrou com saldo recorde de participantes. As duas etapas – Nova Mutum (MT) e Rondonópolis (MT) receberam mais de 1,5 mil participantes de todo o estado de Mato Grosso e de municípios de Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pará e Piauí. Produtores rurais dos países vizinhos Colômbia e Paraguai também conheceram os experimentos da instituição.

O tema da edição 2016 foi Produtividade e Rentabilidade, com 21 estações de pesquisa nas culturas soja, milho e algodão em temas como estádios de dessecação da soja, efeitos da palha para a semeadura da soja, compactação do solo, rotação de culturas, adubação, efeitos da subadubação, calagem e gessagem, arranjo espacial de plantas, agricultura de precisão, controle de pragas, insetos e doenças, avaliação de fungicidas, manejo de herbicidas, manejo de nematoides, sombreamento na cultura da soja, vitrine de cultivares de soja e algodão para safrinha e plantas de cobertura.

Em Nova Mutum, o "Fundação MT em Campo" ocorreu no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD), considerada a maior área demonstrativa de práticas agrícolas do Estado e onde o evento é realizado há três anos. A chuva sem trégua nos dois dias não inibiu os visitantes, que conheceram de perto os experimentos, como se comportaram e reagiram à estiagem ocorrida desde o início do plantio da soja.

Em Rondonópolis, o evento foi na Estação Experimental Cachoeira, onde os pesquisadores conduzem ensaios de até oito anos. “Tivemos dias de campo com abordagens muito transparentes, com situações reais e de impacto para a agricultura. A interação do público ficou evidente e atingimos alguns dos nossos objetivos: gerar o debate, o aprendizado e a troca de informações", comentou Leandro Zancanaro, gestor de Pesquisa da Fundação MT.

Em 40 horas de eventos, os participantes tiveram 23 pesquisadores à disposição para esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento não só do público, mas também do time de técnicos da instituição. Para o produtor Daniel Gobbo, de Nova Mutum, que participa do evento desde a primeira edição, as informações sempre colaboram com a produção da safra. “Os assuntos que vim buscar nesta edição foram variedades de soja e adubação, principalmente, mas sempre que posso visito o CAD e dou uma olhada nos experimentos que estão sendo preparados", disse.

Na tenda principal dos eventos, as informações sobre o clima foram repassadas pelo agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antonio dos Santos. Cada participante recebeu chapéu árabe, capa de chuva e brinde do evento. Os patrocinadores da edição 2016 foram Aprosmat, Aprosoja, Arysta, Basf, Bayer, Du Pont, Goodyear, Jacto, Monsanto, Nufarm, Sicredi, Syngenta, TMG e UPL.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024