NOTÍCIAS

Fundação Pró-Sementes e Agroalpha colocam no mercado primeira cultivar registrada de aveia ucraniana

Cultivar AF 1340 é uma aveia branca forrageira de ciclo tardio, alto perfilhamento, grande produção de massa verde e qualidade bromatológica.

Por volta do ano de 2010, aveias de origem incerta tomaram conta dos campos gaúchos na safra de inverno. Conhecidas como ucranianas, estas aveias entraram no país de forma clandestina, possivelmente vindas de países do Mercosul.

Em 2012, um grupo de pesquisadores da Fundação Pró-Sementes e da Agroalpha passou a estudar estas plantas. A partir daí, as chamadas aveias ucranianas passaram por seleções, ensaios de VCU (valor de cultivo e uso para registro) e produção de sementes.

Após anos dedicados a busca de conhecimento e ao melhoramento genético da espécie, as duas empresas colocam no mercado a primeira cultivar de aveia ucraniana registrada no Brasil. Trata-se da cultivar AF 1340, uma aveia branca forrageira de ciclo tardio, alto perfilhamento, grande produção de massa verde e qualidade bromatológica. O material é recomendado para pastoreio ou silagem e indicado para toda região sul do país.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura