Fundecitrus acompanha andamento da proposta de ajustes no Sistema de Mitigação de Risco ao cancro cítrico

Na reunião também foi discutida a possibilidade de criar um comitê específico de defesa fitossanitária com prioridade no controle das principais doenças da citricultura

19.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Fundecitrus

O gerente geral do Fundecitrus Juliano Ayres e o pesquisador Franklin Behlau se reuniram com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na quinta-feira (14), em Brasília (DF), para agilizar a adequação do Sistema de Mitigação de Risco (SMR) ao cancro cítrico, conforme proposta apresentada por citricultores, na reunião da Câmara Setorial da Citricultura, em 17 de outubro, presidida por Lourival Carmo Monaco.

Participaram da reunião o Secretário de Defesa Fitossanitária Luís Rangel e o Coordenador de Proteção de Plantas Paulo Parizzi, ambos do MAPA. “A reunião foi positiva. Tivemos a oportunidade de discutir o andamento da proposta para adequar a política de mitigação e com viabilidade técnica e operacional”, conta Ayres.

Entre os assuntos abordados no encontro destacam-se: a possibilidade do controle ser feito por município; estratégia para facilitar o transporte de frutos cítricos de um estado para outro; registro de produtos alternativos para higienização da fruta; maior assistência de manejo para pequenos e médios produtores e ampliação de profissionais qualificados para as inspeções. Assim que o documento de adequação estiver pronto, ele será encaminhando para os membros do setor citrícola para que seja feita uma consulta pública antes da sua publicação oficial.

Na reunião também foi discutida a possibilidade de criar um comitê específico de defesa fitossanitária com prioridade no controle das principais doenças da citricultura, com ênfase no combate ao greening.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024