Fundecitrus emite alerta para controle do psilídeo, inseto transmissor do greening

O sistema identificou tendência de aumento da população de psilídeos e presença de brotações em todas as regiões monitoradas

18.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Fundecitrus

O Alerta Fitossanitário do Fundecitrus, sistema que monitora a presença do psilídeo, inseto transmissor do greening (huanglongbing/HLB), emitiu aviso aos produtores sobre a necessidade de controle conjunto de 21 a 28 de janeiro.

O sistema identificou tendência de aumento da população de psilídeos e presença de brotações em todas as regiões monitoradas: Araraquara, Avaré, Bebedouro, Casa Branca, Frutal, Itapetininga, Limeira, Lins, Novo Horizonte, São José de Rio Preto e Santa Cruz do Rio Pardo.

O sucesso do controle do greening não depende apenas das ações realizadas dentro da propriedade, mas também do manejo regional da doença que consiste em combatê-la em grandes áreas por vários produtores de uma região ao mesmo tempo.

O Alerta Fitossanitário é uma ferramenta de monitoramento desenvolvida pelo Fundecitrus que organiza as informações sobre a população do psilídeo e a presença de brotações nas plantas das propriedades monitoradas. Este serviço permite aos produtores identificar os locais de ocorrência do inseto, o início do aumento populacional e os momentos críticos para o controle conjunto e regional do inseto.

O sistema conta com o apoio das Empresas Amigas do Citricultor Syngenta, Bayer CropScience, FMC, Koppert Biological System, Ihara, UPL e Firmenich.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024