Fundecitrus inicia trabalho de atualização do inventário de árvores do parque citrícola em 8 de setembro

Até janeiro de 2017, 31 agentes de pesquisa irão passar por cerca de 350 municípios para um fazer raio-x dos pomares

29.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

O Fundecitrus irá iniciar o trabalho de atualização do inventário de árvores do parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais em 8 de setembro.

Até janeiro de 2017, 31 agentes de pesquisa irão passar por cerca de 350 municípios para um fazer raio-x dos pomares. Eles irão medir todos os talhões do cinturão citrícola para apurar área, espaçamento e número de árvores produtivas, não produtivas, falhas e mortas. As informações serão abalizadas por imagens de satélite coletadas pela Airbus entre maio e julho deste ano, com 1,5 metros de resolução espacial, o que permite uma visão bastante nítida dos talhões e a tomada de medidas precisas para o cálculo das áreas.

O primeiro levantamento do parque citrícola foi realizado em 2014. A atualização é feita a cada três anos. O inventário de árvores foi criado para gerar informações confiáveis sobre a dimensão da citricultura e para conhecer os detalhes da produção de citros do estado de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, a principal região citrícola do Brasil, responsável pela maior produção de suco de laranja do mundo.

O trabalho de atualização faz parte da Pesquisa de Estimativa de Safra – PES, realizada pelo Fundecitrus, em cooperação com a Markestrat, Unesp e FEA/RP-USP.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024