Fundecitrus lança campanha “Unidos contra o greening” para incentivar o controle da pior doença da citricultura

O objetivo da ação “Unidos contra o greening” é conscientizar os diferentes elos do setor citrícola e da sociedade sobre o impacto da doença

28.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

O Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus lançou uma campanha de incentivo ao controle do greening (huanglongbing/HLB) – a pior doença da citricultura mundial. O objetivo da ação “Unidos contra o greening" é conscientizar os diferentes elos do setor citrícola e da sociedade sobre o impacto da doença que causa perda de frutos e diminui a produtividade dos pomares.

O greening foi identificado em 2004 no parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais – principal área produtora de citros do Brasil. Nesse período, já causou a erradicação de 100 mil hectares e a eliminação de 46 milhões de plantas.

O psilídeo Diaphorina citri é o inseto transmissor da bactéria que causa a doença e ele vive em plantas de citros (laranjeiras, tangerineiras, limoeiro e limas ácidas) e murta (Murraya spp.), popularmente conhecida como “dama da noite". As árvores de pomares abandonados, orgânicos e de quintais na área urbana e rural, que não recebem aplicações para o controle da doença, são importantes criadouros do psilídeo e da bactéria do greening. Por isso, para controlar o greening é necessário o engajamento do setor público e privado e também a participação da sociedade.

A citricultura é o agronegócio que mais emprega mão de obra humana por hectare. Ao afetar a produtividade dos pomares, o greening compromete a geração de empregos, enfraquece a atividade comercial da região e acarreta uma série de fatores que se refletem na vida de toda a comunidade.

Para combater a disseminação do greening, é preciso eliminar todos os focos da doença, inclusive fora dos pomares. A colaboração e o envolvimento da população são fatores indispensáveis para romper o ciclo reprodutivo do psilídeo e vencer a batalha contra o greening. O objetivo desse trabalho não é simplesmente diminuir as chances de disseminação da doença, e sim ampliar as condições de desenvolvimento de toda a comunidade.

A manutenção da citricultura brasileira no topo do mundo depende da união dos elos do setor citrícola e da sociedade. Saiba mais sobre a campanha no vídeo: http://bit.ly/2tnOTrP

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024