Fundecitrus lança ProteCitrus que traz atualização de produtos autorizados para controle fitossanitário

Modelo substitui Lista PIC e eleva status para programa voluntário para proteção da citricultura

20.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

Nesta sexta-feira (20/12), o Fundecitrus lança a ProteCitrus – Produtos para Proteção da Citricultura, que substitui a antiga Lista PIC. Com a reformulação, o novo modelo deixa de ser apenas uma lista de indicação de defensivos agrícolas e eleva seu status para um programa voluntário do setor para a proteção da citricultura, ampliando os requisitos para a inscrição de um produto no rol e se antecipando a tendências e regulamentações dos diversos mercados internacionais.

A ProteCitrus é composta por um comitê, formado por institutos de pesquisa, consultores e indústrias produtoras de suco, que se reúne periodicamente para análises e atualizações. O objetivo é conectar o citricultor com as exigências dos governos e dos clientes diante da demanda global por uma produção de alimentos com o menor impacto ambiental possível, aprimorando ainda mais as técnicas sustentáveis praticadas na citricultura brasileira.

“A criação da ProteCitrus é orientada pela preocupação do Fundecitrus e do setor citrícola com os pilares da sustentabilidade e das boas práticas agrícolas”, diz o presidente do Fundecitrus, Lourival Monaco.

Novos produtos

24 novos produtos acabam de ser incorporados à ProteCitrus. São eles: Abone (Diurom), Aptur-PF (Paecilomyces fumosoroseus), Biobac (Bacillus subtilis), Biobaci (Bacillus subtilis), Bio-Hulk (Trichoderma asperellum), Bio-imune (Bacillus subtilis), Bovéria-Turbo (Beauveria Bassiana), BT-Turbo Max (Bacillus thuringiensis), Clorpirifós Nortox EC (Clorpirifós), Crystal (Bacillus thuringiensis), Dobbel (Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana), Fascinate BR (Glufosinato Sal de Amônio), Granada (Beauveria Bassiana), Meta-Turbo SC (Metarhizium anisopliae), Nemakill (Paecilomyces lilacinus), No-Nema (Bacillus amyloliquefaciens), Onix OG (Bacillus methylotrophicus), Piriproxifen Nortox (Piriproxifen), Quality (Trichoderma asperellum), Rizos OG (Bacillus subtilis), Skupa-Mite (Hirsutella thompsonii), Tricho-Turbo (Trichoderma asperellum), Verter (Sulfloxafor) e Vertimec 84 SC (Abamectina). 

Na ProteCitrus, os citricultores encontram todos os produtos autorizados tanto pelo ingrediente ativo como pelo nome comercial, facilitando a busca.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024