Fundecitrus promove webinar sobre manejo do psilídeo

Evento online abordará a alta população do psilídeo no cinturão citrícola e estratégias de controle

16.07.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

O Fundecitrus realizará, no dia 22 de julho (quinta-feira), às 18 horas, um webinar sobre o manejo do psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor das bactérias causadoras do greening. O evento trará informações sobre o aumento da população de insetos no cinturão citrícola e recomendações para o manejo.

Participarão do webinar, o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, os pesquisadores do Fundecitrus Marcelo Miranda e Renato Bassanezi e o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Ivaldo Sala.

A transmissão será pelo canal do Fundecitrus no Youtube: www.youtube.com/Fundecitrus. Inscreva-se e ative as notificações para ser avisado quando a live começar. 

População do psilídeo em alta nos pomares

Considerada a principal ameaça à citricultura mundial, o greening é uma doença de alta dificuldade de controle e bastante destrutiva, ocasionando queda de produção e da qualidade da fruta, perda de longevidade dos pomares e redução da área de cultivo. Após a contaminação da planta, não há nenhuma medida que possa curá-la – portanto, é necessário eliminá-la para evitar que se torne fonte de contaminação das demais árvores do talhão.

Para auxiliar no controle da doença, o Fundecitrus desenvolveu o Alerta Fitossanitário, sistema de monitoramento que organiza as informações sobre a população do psilídeo e a presença de brotações nas plantas das propriedades monitoradas, auxiliando os citricultores a identificar os locais de ocorrência do inseto, o início do aumento populacional e os momentos críticos para o controle conjunto e regional.

Desde 2020, o Alerta Fitossanitário tem demonstrado crescimento da população do psilídeo no cinturão citrícola. Portanto, neste momento, o controle do inseto deve ser ainda mais rigoroso.

Para auxiliar o citricultor com o controle do psilídeo e manejo da doença, o Fundecitrus, junto a instituições parceiras, desenvolveu “Os dez mandamentos para controlar o greening”, práticas que devem ser adotadas nos pomares. Além disso, também disponibiliza o Guia de Controle de Pragas e Doenças, que traz informações atualizadas sobre o controle químico do psilídeo. Esses e outros materiais estão disponíveis gratuitamente para download no site do Fundecitrus: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manuais.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024