​Fundecitrus realiza curso de HLB em Limeira nesta quinta (25)

e janeiro a agosto, foram capacitadas mais de 300 pessoas

19.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura irá realizar o curso de“Gestão Estratégica de HLB”, em Limeira, na próxima quinta-feira (25). De janeiro a agosto, foram capacitadas 324 pessoas, em 11 cursos,realizados em municípios das principais regiões produtoras do parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais.

O HLB (huanglongbing/greening) é considerado a pior doença da citricultura, responsável por prejuízos no mundo todo. Somente no Brasil, provocou a eliminação de, pelo menos, 40,85 milhões de plantas no estado de São Paulo, além de ter dizimado a citricultura de regiões tradicionais no cultivo de laranja.

O objetivo do curso é levar a citricultores, engenheiros agrônomos e administradores as técnicas de controle da doença e como aplicá-las no campo, para que o manejo seja feito de maneira eficaz. O conteúdo foi elaborado pelos pesquisadorese engenheiros agrônomos do Fundecitrus e traz informações sobre o cenário e competitividade da citricultura, impacto de HLB na produção e qualidade da fruta, a situação da doença no estado de São Paulo, os cenários de manejo e os 10 mandamentos para controlar a doença, além de técnicas para fazer a coleta e organização dos dados de campo, planejamento e avaliação dos resultados do manejo.

A macrorregião Sul do parque citrícola, onde está localizado o município de Limeira, é a mais afetada pelo greening com 32,34% de plantas infectadas, de acordo com o levantamento amostral divulgado pelo Fundecitrus, em junho, mesmo sendo a que também apresentou a maior queda de incidência, com 10 pontos percentuais a menos do que no ano passado, quando foram registradas 42,5% das árvores de seus pomares com a doença.

A região foi a que registrou uma das maiores renovações de pomares, com o arranquio de 5.304 hectares e o plantio de 4.429 hectares de citros no último ano, segundo a Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), realizada pelo Fundecitrus.

No parque citrícola a incidência de HLB, pela primeira vez desde a sua identificação em 2004, se manteve estável, com 16,92% das laranjeiras contaminadas. O número é semelhante ao do ano passado de 17,89% se considerar a margem de erro da pesquisa de um ponto percentual para mais ou para menos. O motivo da estabilidade é a alta taxa de eliminação de plantas doentes, tanto pela saída de pomares, que levaram ao encolhimento do parque citrícola em 2015 quanto por parte dos produtores que estão fazendo o manejo adequado de HLB.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site do Fundecitrus: http://www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao

Serviço:

Curso de gestão estratégica de HLB - Limeira/SP

Data: 25/08

Local: COOPERCITRUS – Av. Dr. Hipólito Pinto Ribeiro, 377 – Bairro dos Pires

Horário: às 8h30

Inscrições: http://www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024