Fungicida da Sipcam Nichino se posiciona entre os ‘premium’ mais eficazes nos Ensaios de Rede 2020-2021

Tecnologia sistêmica e protetora com multissítio se destaca pela relação custo-benefício; produto se sobressai no MT como mais eficaz no controle da cercospora

09.08.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A finalização, nos últimos dias, dos Ensaios de Rede da safra 2020-21, em torno do manejo da ferrugem da soja, trouxe boas notícias à equipe técnica da Sipcam Nichino Brasil. Nos resultados apurados, o fungicida Fezan Gold, da companhia de origem ítalo-japonesa, confirmou o alto desempenho registrado em safras anteriores. Comparado a outros 13 fungicidas, Fezan Gold se posicionou entre os produtos ‘premium’ com melhor performance e a relação custo-benefício mais favorável no controle da doença.

Os ensaios, conduzidos em vários pontos do País, abrangeram experimentos para avaliar a severidade da doença e a produtividade da cultura, sobretudo. De acordo com a Sipcam Nichino, seu fungicida teve desempenho apenas 4% abaixo do tratamento padrão adotado, denominado “Programa” ou “Manejo Consciente”. Fezan Gold, informa a companhia, foi também um dos fungicidas de base do Programa 2020-21.

O Manejo Consciente considera a adoção de todas as ferramentas disponíveis ao produtor com vistas ao controle de doenças, incluindo respeito ao vazio sanitário, plantio de variedades de soja tolerantes a patógenos, controle químico com intervenções preventivas, intervalos entre aplicações e o manejo de resistência, uma prática ancorada na alternância entre ingredientes ativos.

“Na análise geral, Fezan Gold se manteve à frente de outros produtos. O fungicida se consolidou como uma das quatro estrelas do segmento”, afirma Sergio Camargo, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.

No tocante à relação custo-benefício, acrescenta ele, na média de todas as localidades onde os Ensaios de Rede ocorreram, Fezan Gold transferiu retorno de 5,11 sacas de soja, para cada saca da oleaginosa investida nas aplicações do produto. Segundo Camargo, a eficácia do fungicida foi de 71%, ante um cenário de severidade de 64,7% presente na chamada “testemunha”.

Já em relação à produtividade, assinala o agrônomo, o produto entregou 55,2 sacas por hectare, sendo 13,6 sacas por hectare superior à testemunha e acima de quase todos os fungicidas testados. “Fezan Gold ficou apenas 2,4 sacas por hectare abaixo do tratamento padrão e confirmou sua ‘fortaleza’ ao ser vinculado a programas conscientes de manejo da doença.”

Conforme Camargo, Fezan Gold foi lançado há alguns anos como o primeiro fungicida do mercado a conter na mesma formulação as características sistêmicas e protetora com ação multissítio, “aspecto decisivo na realização do manejo consciente das doenças do ‘Patossistema soja’”, diz o agrônomo. O produto permanece um dos poucos disponíveis com essas características. 

Camargo explica também que o produto tem como ingredientes ativos os grupos químicos isoftalonitrila e triazol. “Controla a ferrugem, inibe o estabelecimento da resistência do patógeno e preserva elevado padrão de eficácia de ação nos manejos conscientes”.

Cercospora 

A Sipcam Nichino informou que além do resultado acima da média no controle da ferrugem asiática, Fezan Gold se sobressaiu por se constituir no mais efetivo produto no controle da cercospora, outra doença de importância econômica para a soja. “Esta doença tem se tornado um problema para os estágios finais de enchimento de grãos”, exemplifica Camargo.

De acordo com Camargo, ainda em relação à cercospora, no Estado de Mato Grosso, uma das regiões que abrigaram aos Ensaios de Rede, a doença apresentou severidade de 42,4% na testemunha, enquanto Fezan Gold transferiu o melhor tratamento. “O fungicida reduziu a severidade para 13%, desempenho não obtido por nenhum outro produto”, conclui Camargo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024