Gehaka anuncia nova versão do medidor de umidade mais vendido no mercado de café

G610i traz diferenciais em relação aos modelos antecessores G600 e G600i, sucessos de venda da companhia

09.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Rodolfo Morsoletto

Autoridade em medidores de umidade de grãos, a Gehaka lança neste mês o G610i, novo equipamento da família G600 e G600i, referências no mercado e instrumentos mais vendidos no segmento de café. O novo medidor G610i possui alto desempenho e precisão e é voltado para o acompanhamento e controle das colheitas no campo, secagem e armazenagem de grãos. Um dos diferenciais do novo equipamento é a balança digital incorporada, que garante a pesagem exata da amostra de grãos que vai ser medida. Esse aspecto torna o medidor ainda mais preciso e repetitivo, aumentando o grau de confiança do usuário.

“Nos modelos anteriores, a balança era mecânica, o que exigia mais atenção e cuidado durante a pesagem da amostra. No novo modelo G610i, essa tarefa é dispensável, pois a leitura do peso exato se dá diretamente no visor do medidor”, comenta o Diretor Geral da Gehaka, Christian Kaufmann. Além disso, ele recebeu um exclusivo sistema de auto ajuste, já presente nos medidores totalmente automáticos de bancada, que proporciona maior longevidade à calibração, compensando efeitos externos, como acumulo de poeira e variações da umidade relativa do ar.

Outro diferencial do G610i é em relação à temperatura. Todos os equipamentos da família G600 possuem correção automática, mas o novo modelo recebeu um segundo termômetro. Dessa forma, é possível medir a temperatura do instrumento e dos grãos, antes de proceder à correção automaticamente. “O ideal para a medição de umidade é que a temperatura da amostra de grãos esteja próximo da temperatura do medidor, que em geral corresponde à temperatura do ambiente em que se encontra o instrumento. Com isso, recomendamos que durante o processo de secagem o usuário aguarde alguns minutos após a coleta da amostra do secador para realizar o procedimento de medição da umidade”, explica Kaufmann.

CAFÉ EM COCO

A Gehaka esclarece que não é possível realizar a medição de umidade do café em coco em seus medidores, ou quaisquer outros que trabalhem pelo sistema capacitivo. Existe um espaço natural entre a casca e os grãos que interfere diretamente na medição e é preciso considerar que a umidade da casca e do grão são geralmente diferentes. Portanto, a companhia recomenda descascar o café manualmente ou com um descascador mecânico e fazer a leitura normalmente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024