NOTÍCIAS

Genesis Group e Tbit incorporam tecnologia de imagem à classificação de grãos de soja

O GenesisGroup, empresa brasileira de testes, inspeções e certificações para o agronegócio e a Tbit, startup mineira do ramo de tecnologia em sistemas de processamento de dados e imagens, estão trabalhando juntas no primeiro sistema do mundo para classificação automática de grãos.

O GroundEye, tecnologia desenvolvida pela Tbit, é um sistema de análise técnica instantânea que classifica os grãos 10 vezes mais rápido que o processo manual. Com inteligência artificial e visão computacional, o sistema substitui o olho humano pela leitura e processamento eletrônico de imagens na hora da classificação, agregando maior confiabilidade aos resultados.

Há quase dois anos o GenesisGroup vem construindo um banco de imagens de grãos detalhado, seguindo os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para isso, foram utilizadas até agora mais de 22 mil amostras coletadas em diversos pontos da cadeia logística e de produção de grãos em todo o Brasil. As imagens foram compiladas pelo GenesisGroup e pela Tbit e arquivadas na nuvem, podendo ser acessadas mesmo à distância.

Presente em mais de 900 municípios e com mais de 2 mil colaboradores em campo, o GenesisGroup, por meio da empresa Geneslab Classificação Vegetal, busca, com essa iniciativa, maior rapidez e precisão no processo de classificação de grãos. Para a Tbit, a parceria permite melhor calibração do sistema, por meio da comparação contínua das análises geradas, assim como acelerar o processo de desenvolvimento, agora com foco no mercado de grãos.

Inicialmente parametrizado para soja, o GroundEye Grains vem sendo desenvolvido com exclusividade pela Tbit e pelo GenesisGroup. O próximo passo das duas companhias é o de preparar o sistema para a classificação de milho, fertilizantes e FLV (frutas, legumes e verduras).

ver mais notícias