Gestão de riscos no agronegócio é foco de curso da Aprosoja e B3

Bolsa de valores foi foco de parceria inédita entre as instituições; novos cursos devem ser realizados em 2018

30.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

Uma parceria inédita entre a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a B3 possibilitou nos dias 24 e 25 de novembro, em Cuiabá, um curso sobre bolsa de valores e gestão de riscos no agronegócio, com foco em conceitos e estratégias sobre derivativos de soja e milho. 

 
A B3 é fruto de uma fusão entre a BM&FBovespa e a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) e tem como foco a atuação no mercado financeiro. “O público alvo eram os produtores rurais associados, no entanto, o curso foi aberto para interessados no tema. Foram abordados conceitos relativos à gestão de risco de mercado, bem como os conceitos e aplicações das ferramentas disponíveis, em especial os contratos futuros e opções sobre futuros”, explica o analista de Política Agrícola da Aprosoja, Alexandre Rego. 
 
Do município de Jaciara, o produtor rural e delegado eleito da Aprosoja, Jean Fritsch, participou do curso e elogia a iniciativa. Atualmente, ele planta 1.250 hectares de milho e teve uma produtividade média na última safra de 100 sacas por hectare. 
 
“Hoje, eu já opero no mercado de opção para vender meu produto. Ainda assim, o curso foi muito interessante e complementou informações que eu já tinha. Indico o curso, principalmente na parte de opções, e acredito que ele é fundamental para nós agricultores. O professor, Carlos Alberto Widonsck, dominava o assunto e respondeu nossas demandas”, fala Fritsch, que neste ano começou a plantar soja, na mesma área do milho, e deve comercializar o produto da mesma forma. 
 
Mais cursos – De acordo com a Central de Relacionamento da Aprosoja, as expectativas em relação ao curso foram superadas. Dos 20 participantes, a Central ouviu 17 e, deste total, 100% disseram que tiveram as expectativas atendidas e/ou superadas. O percentual também foi o mesmo em relação a indicar o treinamento a outras pessoas. 
 
A parceria, aliás, deve ser retomada. “Essa foi a primeira vez que a B3 e a Aprosoja realizaram um evento conjunto neste sentido. Ainda não temos uma data certa, mas já está no nosso farol a realização do próximo curso. Primeiro, porque pretendemos dar continuidade no ensino e na educação financeira dos nossos associados, e, segundo, porque os próprios participantes demandaram”, explica Alexandre Rego. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024