Gigantes da Soja roda o Brasil para apresentar a nova era da soja

Mais de dois mil agricultores de diversos estados conheceram a plataforma INTACTA 2 XTEND durante o evento

01.02.2019 | 21:59 (UTC -3)
Guilherme Soares

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa da produção de grãos para a safra 2018/19 é de 237,3 milhões de toneladas. Um crescimento de cerca de 4% a mais em relação à safra anterior. A soja deve atingir 118,8 milhões de toneladas. E para que o Brasil continue batendo recordes de produção e produtividade é preciso que se invista cada vez mais em tecnologias que ajudem o agricultor a superar os desafios de uma agricultura tropical.

Nos últimos dois meses de 2018, e em janeiro de 2019, foi apresentada para mais de dois mil produtores da Bahia, de Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo, do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Piauí, Pará, Tocantins e Maranhão, a terceira geração de biotecnologia em soja: a INTACTA 2 XTEND, nova tecnologia para soja da Bayer, que deverá auxiliar o agricultor a aumentar o patamar de produtividade da lavoura.

Foram mais de 8.600 quilômetros rodados – o equivalente a distância maior que sair de São Paulo para a cidade de Madri, na Espanha – para poder levar o Gigantes da Soja aos produtores dessas regiões. Os sojicultores viram pela primeira vez a soja com tecnologia INTACTA 2 XTEND plantada em campos de testes e seus benefícios. Juntos, os produtores dessas regiões passaram por 56 sessões com mais de 110 horas de apresentações, entre os dias 19 de novembro de 2018 e 01 de fevereiro de 2019, para entender como será essa nova era da soja. Os agricultores puderam ver como a nova tecnologia funcionará no campo e esclarecer as dúvidas com especialistas da Bayer.

Gigantes da Soja

Os dias de campo tiveram um formato para apresentar com mais clareza como a plataforma INTACTA 2 XTEND auxiliará o agricultor. Durante os eventos, os sojicultores foram levados a uma imersão em campo para entender os diferenciais que essa nova biotecnologia trará ao mercado.

"Tudo isso de maneira interativa e diferente do que já foi visto. Os produtores também puderam tirar dúvidas e entender como a tecnologia impactará seu dia a dia e, claro, aumentará sua produtividade", conta o líder de lançamento da nova tecnologia para soja da Bayer, Fábio Passos. O Gigantes da Soja passou por Sorriso (MT), Dourados (MS), Maringá (PR), Uberlândia (MG), Passo Fundo (RS) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

Com previsão para lançamento comercial no Brasil em 2021, a soja com tecnologia INTACTA 2 XTEND será a terceira geração de transgênicos trazida pela Bayer ao mercado nacional. Tolerante ao herbicida glifosato, a plataforma trará também uma nova ferramenta para o controle de plantas daninhas: o dicamba, que oferecerá um amplo controle de plantas daninhas de folhas largas, como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024