Goodyear Farm orienta os produtores rurais sobre o tipo ideal de pneu para cada aplicação

09.04.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Sinônimo de superação agrícola, a região Centro-Oeste é hoje a grande potência produtiva do Brasil, com destaque para os grãos. É, atualmente, o principal fornecedor de soja, milho e algodão, com safras de 39 milhões, 30,5 milhões e 2,4 milhões toneladas respectivamente. São 24,3 milhões de hectares plantados em propriedade, na maioria, acima de dois mil hectares. E para dar conta, os produtores rurais têm investido cada vez mais em maquinários de grande porte.

Equipamentos com alto valor agregado sempre exigem cuidados e complementos específicos para que toda sua eficiência seja utilizada. Detentora da marca Goodyear Farm, a Titan Pneus do Brasil disponibiliza para os agricultores uma linha completa de pneus adequados aos tratores, colhedoras, plantadeiras, pulverizadores e implementos utilizados nas fazendas da região.

De acordo com Leandro Pavarin, Engenheiro Agrícola e Gerente Comercial da empresa, essas máquinas necessitam de pneus radiais, “pois eles têm um tipo de construção que oferece maior resistência e durabilidade, ideais para suportar o peso do maquinário”. Quando se fala de tratores e colhedoras, a tendência é a utilização de rodados duplos, adaptados para receber quatro pneus radiais por eixo. “Além de todas as vantagens que estamos sempre comunicando ao agricultor, como economia de combustível de no mínimo 7%, menor resistência ao rolamento e maior área de contato com o solo – o que minimiza sua compactação –, tem o conforto e a segurança para o operador, algo de extrema importância nos trabalhos diários em grandes áreas.”

Visando esse mercado, os pneus Goodyear Farm APR (520/85R42), DT924 (710/70R42 e 480/70R34) e DT824 (600/65R28) foram lançados em fevereiro. A medida APR é um pneu R1, cuja característica é de tração moderada, indicado para colhedoras por ser um equipamento que aplica baixa velocidade com alta carga. Já as medidas DT824 e DT924 são de classificação R1W e as melhores opções para tratores, em função da tração extra proporcionada pela banda de rodagem com garras 25% mais altas.

As plantadeiras também dobraram, ou mesmo triplicaram, de tamanho nos campos do Centro-Oeste. Hoje é possível encontrar equipamentos de até 48 linhas. Algumas usam 12, 16 ou mais pneus. Por isso a escolha correta da medida e do tipo de pneu influencia diretamente em sua eficiência. “Nesse caso, são eles que comandam todo o funcionamento e a precisão da plantadeira, então é preciso saber exatamente o que adquirir. Tamanho correto, desenho adequado ao serviço para evitar cortes e dirigibilidade são as características mais importantes a se considerar”, explica Pavarin. A orientação é optar por pneus mais macios e que necessitam de menor pressão.

Na linha Goodyear Farm duas medidas de alta flutuação são as mais adequadas: o Superflot 500/60-22.5 e o Superflot II 400/60-15.5. Recomendados para eixos livres, esse pneus minimizam a compactação do solo devido à maior área de contato de sua rodagem e possuem talão reforçado para suportar altas cargas a velocidades de até 50km/h.

Outra opção para as plantadeiras é a medida Papaléguas G8 7.50-18, um pneu diagonal F3 que saiu das camionetes e foi adaptado para eixos livres de tratores e implementos. “Mudamos o composto, a quantidade de lonas e o volume de carga suportado para dar uma característica Farm Utility ao PLG8. Com isso conseguimos atender também às plantadeiras de médio porte”, ressalta Leandro Pavarin.

Grandes áreas também requerem grandes pulverizadores autopropelidos. E a altura é um dos principais critérios no momento da escolha dos pneus. Mas não a única. Pulverizadores com reservatório até 3 mil litros são muito bem aproveitados com pneus convencionais, já aqueles com capacidade acima deste volume pedem os radiais. A diferença, segundo o Gerente de Vendas, está exatamente capacidade máxima suportada por cada tipo pneu –2.110 kg (diagonal) e 5.600 kg (radial) – e na velocidade máxima a que cada um pode ser submetido – 35km/h (diagonal) e 50km/h (radial).

Para essas máquinas, a marca Goodyear Farm disponibiliza, na linha convencional, duas medidas e três desenhos. São eles o Dyna Torque II 12.4-36, o Traction Torque 12.4-36 e o Power Torque 13.6-38. Entre as diferenças está a banda de rodagem. Enquanto o Dyna Torque II possui barras curtas e longas, que proporcionam melhor autolimpeza, excelente tração e maior estabilidade, o Traction Torque tem desenho de barras alinhadas nos ombros até o centro do pneu, o que possibilita maior estabilidade durante o percurso da máquina, e o Power Torque, barras alternadas que maximizam a força transmitida ao solo e proteção extra na região do aro contra sujeira, pedras e restos de cultura.

Na linha radial, o Ultra Sprayer foi projetado especificamente para aplicações de pulverização. As medidas 380/90R46 e 320/90R42 possuem barras de tração maiores, ampliando sua durabilidade, reduzindo a compactação do solo e proporcionando maior conforto ao operador.

Suporte na colheita, as carretas graneleiras também necessitam de pneus adequados, especialmente para minimizar a compactação do solo. A linha de alta flutuação é sempre a mais indicada, por conta da maior área de contato com o terreno, mas ainda é preciso considerar produtos que ofereçam menor resistência ao rolamento. Diferencial encontrado no All Weather 23.1-30 e 24.5-32. O desenho de banda em forma de diamante também reduz a agressão à superfície do solo e sua compactação, e a base larga amplia a capacidade de suportar alta carga, eliminando a necessidade de pneu complementar em algumas situações.

“O All Weather entrou no mercado brasileiro em 2012 para suprir uma demanda que está crescendo muito nos últimos anos. As bazucas graneleiras são bastante comercializadas no País, mas muitas vezes chegam para o produtor rural com pneus inadequados, o que prejudica o desenvolvimento da safra seguinte e a eficiência do equipamento”, enfatiza Pavarin.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro