Governo de SP e produtores celebram marca de 60 mil agricultores atendidos pelo programa ‘Aplique Bem’

Uma parceria entre a empresa Arysta LifeScience e o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico, projeto já atinge oito países e auxilia produtores a reduzir perdas decorrentes do mau uso de defensivos agr&ia

31.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o secretário de Agricultura do Estado, Arnaldo Jardim, entregaram nos últimos dias placas de reconhecimento aos agricultores João Ricardo Ivers, de Aguaí (SP) e Vanderley Souza Lesse, de Monte Mor (SP). Eles são os produtores rurais de número 59 999 e 60 000 atendidos pelo programa Aplique Bem, focado no uso racional de defensivos agrícolas. A solenidade foi parte das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, realizada na cidade paulista de Taubaté.

Gratuito, o programa Aplique Bem, que completou 10 anos no mês de maio último, une a empresa americana Arysta LifeScience ao Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC), de Jundiaí, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A iniciativa auxilia pequenos e médios agricultores e setores da agroindústria a reduzir perdas decorrentes do mau uso de defensivos agrícolas e previne a contaminação de trabalhadores rurais e do meio ambiente.

Coordenador do programa Aplique Bem, o pesquisador-doutor Hamilton Ramos, do quadro de cientistas do CEA-IAC, informa que além do Brasil outros sete países são hoje beneficiados pelo projeto: Burkina Faso, Costa do Marfim, Colômbia, Gana, Mali, México e Vietnã. Segundo Ramos, a expectativa é ampliar essa lista nos próximos anos.

O pesquisador acrescenta que o programa Aplique Bem é viabilizado pelo uso de laboratórios móveis, ou Tech Móveis, custeados pela Arysta LifeScience. A execução das atividades mobiliza engenheiros agrônomos contratados e treinados pelo IAC por intermédio da FUNDAG – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola. No território nacional, o Aplique Bem já percorreu 22 Estados e realiza em média 350 eventos anuais.

Patrocinadora do Aplique Bem, a Arysta LifeScience é uma empresa agrícola global especializada na comercialização e distribuição de inovadoras tecnologias de proteção de plantas e ciências da vida. Com mais de 200 ingredientes ativos, possui um portfólio biológico e químico bem integrado para fornecer soluções completas aos agricultores. A ampla gama de ofertas da empresa inclui produtos de Biossoluções, Fungicidas, Herbicidas, Inseticidas e Tratamento de Sementes. A Arysta LifeScience conta com mais de 3.000 colaboradores em 60 países. Em 2016 a empresa teve receitas de US$ 1,8 bilhão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024