Governo garante apoio à comercialização de milho do MT

Além da quarta oferta de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) deste ano, para a venda e o escoamento de 500 mil t do grão, foi realizada também a quarta operação de Prêmio de Escoamento (PEP), co

01.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Em prosseguimento à política de sustentação de preços ao produtor, novos leilões de apoio à comercialização de milho do Mato Grosso foram realizados nesta quinta-feira (1º), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além da quarta oferta de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) deste ano, para a venda e o escoamento de 500 mil t do grão, foi realizada também a quarta operação de Prêmio de Escoamento (PEP), com oferta de prêmio para a mesma quantidade.

No caso do Pepro, foi negociado prêmio correspondente a 388,3 mil t do produto. Somadas às outras três operações já ocorridas este ano, o total de prêmio ofertado até agora nesta modalidade corresponde à 1,7 milhão de t de milho, com negociação para venda e escoamento de 1,22 milhão de t do grão.

O leilão de PEP negociou prêmio relativo a 147 mil t. Somando-se os quatro leilões realizados este ano, o apoio oferecido chega a 1,5 milhão de t de milho, com prêmio negociado para 422,6 mil t.

A Conab também realizou hoje o quarto leilão do ano de Contratos de Opção de Venda de milho em grãos, também para o Mato Grosso. O produto é oriundo das safras 2016/17 e 2017. Houve 100% da aquisição, ou seja, foram negociados 7,4 mil contratos para a venda futura de 199,8 mil toneladas de milho. Somando-se às três operações anteriores, chega-se ao total de 29,6 mil contratos adquiridos até o momento, o que corresponde à venda de 799,2 mil t de milho. Os contratos garantem aos produtores arrematantes a possibilidade de vender milho em grãos ao governo federal até 15 de setembro deste ano, pelo preço de R$ 17,87 a saca de 60 kg.

Vale lembrar que estas operações foram autorizadas pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) no começo de abril, por meio de portarias interministeriais, e têm a finalidade de garantir preço ao produtor de milho no Mato Grosso e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores.

No dia 8 de junho, serão leiloadas mais 800 mil toneladas de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), 330 mil toneladas de Prêmio de Escoamento (PEP) e 7.400 Contratos de Opção de Venda de Milho em Grãos.


Confira os resultados completos dos leilões realizados nesta quinta-feira (1º/06):

Contrato de opção

PEP e Pepro

Veja também os editais dos próximos leilões: Aviso N.124, Aviso N.125 e Aviso N.126.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024