Governo leiloa 70 mil toneladas de café na próxima quinta-feira (25)

Medida tem objetivo de equilibrar mercado num momento de redução da oferta do produto

19.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
MAPA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza na próxima quinta-feira (25) mais três leilões de venda de café arábica por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC). No total, serão ofertadas 70 mil sacas de 60 quilos do grão ensacado, que estão em armazéns da estatal em Minas Gerais e São Paulo.

Os leilões fazem parte de uma iniciativa do governo brasileiro de abastecer o mercado num momento de redução da oferta do grão, por causa de problemas climáticos, principalmente no Centro-Sul do país.

Os preços para arremate devem variar conforme as condições dos cafés armazenados e serão divulgados em até dois dias úteis antes dos leilões, no site da Conab.

Podem participar do leilão online os interessados que estejam devidamente cadastrados perante as bolsas de mercadorias e em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (SIRCOI).

Desde janeiro, o governo já comercializou 320 mil de um total 1,25 milhão de sacas dos estoques públicos. O valor arrecadado nas vendas até agora foi de R$ 128,5 milhões. O Paraná já vendeu todo seu estoque. São Paulo e Minas Gerais são os estados que ainda possuem o grão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024