Grão de Ouro aposta em ERP Siagri para estimular crescimento

O investimento em tecnologia está diretamente ligado à reestruturação de processos da companhia

11.08.2020 | 20:59 (UTC -3)
Thaís Cruz

A Grão de Ouro, distribuidora de insumos agrícolas, possui 13 lojas que fornecem sementes, fertilizantes e defensivos em Minas Gerais. A companhia também chegou ao estado de São Paulo e atende produtores de soja, café, milho, feijão, sorgo, hortifruti, entre outros. Além da comercialização de produtos, realizada também na modalidade de Barter, a Grão de Ouro possui atividades de pesquisa e desenvolvimento e conta com um laboratório de análise de sementes. A empresa faz parte do seleto grupo de distribuidores que compõem a Agro Galaxy, plataforma do fundo de investimento Aqua Capital. Para gerenciar suas operações, a Grão de Ouro escolheu o software AgriBusiness, do Grupo Siagri. 

u

O investimento em tecnologia está diretamente ligado à reestruturação de processos da companhia, que precisava reduzir retrabalhos para superar seu maior desafio: a gestão eficiente da cadeia de suprimentos. Segundo Bruno Freitas, diretor operacional da Vector Consulting e um dos responsáveis pelo projeto na Grão de Ouro, “o controle das operações, desde a seleção de fornecedores, definição de portfólio, até a armazenagem e expedição eficazes para que os produtos cheguem a tempo no campo, sem dúvida é o maior desafio, mas também o fator determinante para o sucesso do negócio de distribuição”.  

Freitas destaca que ter todas estas etapas automatizadas dentro de um software especializado contribui para trazer mais poder de decisão para quem está à frente do negócio. “Hoje, podemos dizer que gastamos menos de 20% do tempo processando transações e os outros 80% são dedicados para a análise. Isso traz mais qualidade e assertividade para o negócio”, explica. 

u

O ERP AgriBusiness já era a solução adotada por outras duas empresas da plataforma Agro Galaxy, do fundo Aqua Capital. “A parceria da Agro Galaxy com o Grupo Siagri é de mais de 14 anos. Teve início em 2006 com a Rural Brasil e se consolidou em 2012, quando outra investida, a Agro100, adotou a solução. A especialização no segmento de distribuição de insumos agrícolas e o conhecimento dos negócios da plataforma foram fatores decisivos para a escolha do ERP Siagri”, afirma Sérgio Constantini, Technology Operating Partner do Fundo Aqua Capital. 

A decisão foi apoiada também pela liderança da Grão de Ouro. César Coelho, CEO da companhia, reforça que a segurança transmitida pelo Grupo Siagri e a conexão com a plataforma Agro Galaxy foram determinantes. “Apostamos no ERP Siagri para colocar em prática processos mais curtos e inteligentes. Esperamos ganhar em velocidade e confiabilidade para disponibilizar informações para a plataforma Agro Galaxy”.  

u

O projeto de transição de tecnologia teve início pouco antes das regras de isolamento social, devido ao COVID-19. Para a implantação nas 13 lojas do Grupo, algumas etapas foram adaptadas para o modelo remoto e outras realizadas presencialmente, seguindo os protocolos de segurança e as regras de distanciamento. “Mesmo com a pandemia, conseguimos manter o engajamento das equipes Siagri e Grão de Ouro, entrando em produção com um time muito bem capacitado para entregar o projeto no prazo”, conta Rodrigo Barbosa, gerente de consultoria e serviços do Grupo Siagri. 

Para o CEO César Coelho, outro destaque foi a adaptação do Grupo Siagri à cultura Grão de Ouro. “Foi um trabalho realizado com maestria, com o jeito Grão de Ouro de ser. Nossa expectativa é continuar crescendo e o Grupo Siagri é uma das propostas de transformação da Grão de Ouro. Temos segurança de que este software nos ajudará a continuarmos cada vez mais conectados com o mercado”. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024