Grupo de pesquisadores lança periódico para alunos de graduação

Periódico é voltado para público de graduação ou recém-formados em entomologia ou acarologia

04.02.2021 | 20:59 (UTC -3)
Mauricília Silva

Publicar um artigo científico é uma das experiências acadêmicas que possibilitam enriquecer o currículo. Mas isso é mais comum entre  estudantes de cursos de mestrado e doutorado. Para alunos de graduação a chance de publicar um trabalho é bastante reduzida. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores criou o Entomology Beginners, periódico voltado para o público da graduação ou recém-formados da área de Entomologia ou Acarologia. 

Lançado em outubro de 2020, o novo periódico visa incentivar a publicação de  trabalhos desenvolvidos nessas áreas durante a graduação e  dar um impulso na carreira acadêmica desses alunos. O primeiro número foi publicado em dezembro de 2020 e o recebimento de trabalhos é em fluxo contínuo. O principal diferencial do Entomology Beginners, em relação aos outros periódicos voltados à Entomologia e Acarologia, é que oferece formas de publicação mais simplificadas, sem levar em consideração a relevância científica (originalidade, abrangência etc) do trabalho desenvolvido pelo aluno.

"Acreditamos  que essa iniciativa vai contribuir para o aumento das publicações científicas nas áreas de Entomologia e Acarologia  visto que muitos trabalhos de graduação ou de conclusão de cursos, relatórios de pesquisa, acabam ficando engavetados e não são publicados", explica o pesquisador da Embrapa e editor-chefe da revista, Rodrigo Souza. 

Com o novo formato de publicação do Entomology Beginners, há maior chance de orientadores e alunos publicarem  trabalhos antigos, parados ou até os que tiveram sua publicação negada. 

Alunos de graduação podem publicar em outros periódicos, no entanto, devido aos critérios de relevância relativa (comparação da relevância científica do trabalho submetido em relação a outras submissões recebidas no periódico), muitos trabalhos desenvolvidos no âmbito da graduação são rejeitados, por não atenderem a critérios de originalidade, abrangência do trabalho desenvolvido e/ou possibilidade de vir a ser citado, explica Souza.

Na Entomology Beginners esse não será o principal critério de aprovação para a publicação de um trabalho. “Se o trabalho estiver dentro de uma metodologia científica aceitável e tenha sido desenvolvido por um aluno de graduação, ele tem total chance de ser publicado no nosso periódico", acrescenta.

O corpo editorial da revista é também composto pelos doutores William Costa Rodrigues, como editor-adjunto e também editor-chefe da EntomoBrasilis;  pelo professor do Instituto Federal de Rondônia, Mateus Clemente, e pelo pesquisador da Embrapa Amapá Ricardo Adaime, como diretores-assistentes.

De acordo com os editores, a criação do periódico tem como foco trazer para o mundo acadêmico graduandos que não têm oportunidade de publicar sua pesquisa científica, na maioria das vezes financiada por uma agência pública de fomento e com esforços de tempo e recursos para desenvolvê-la. “O Entomology Beginners é uma revista voltada para esse público cujas chances de publicar serão muito maiores e isso acaba sendo uma motivação para que o aluno continue trilhando na sua carreira acadêmica", comenta Rodrigo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024