Guia Clima ganha aplicativo para celular

APP Guia Clima oferece informações agrometeorológicas qualificadas para dispositivos móveis

28.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Christiane Congro Comas

Para comemorar os 40 anos de dados estatísticos agrometeorológicos de Dourados (MS), a Embrapa Agropecuária Oeste, desenvolveu um Aplicativo (APP) do Guia Clima.  O APP é uma adaptação da versão desktop do Guia Clima que disponibiliza dados on-line para dispositivos móveis no sistema Android.

Por meio do APP Guia Clima, o usuário tem acesso ao sistema de monitoramento agroclimático que apresenta informações por meio de base de dados na internet, atualizadas em tempo real, a cada 15 minutos.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz, coordenador do Guia Clima, conta que ao longo do segundo semestre de 2018, de julho a dezembro, a versão desktop do Guia Clima teve cerca de 41 mil acessos, uma média de 225 usuários por dia. “No dia 11 de julho de 2018, quando a temperatura mínima registrada foi de 4,3º C, com risco de geada, houve 811 acessos ao Guia Clima”, informa Fietz.  

Ele acrescenta ainda que o Guia Clima já está no ar há seis anos. Ao longo desse tempo houve uma demanda crescente de usuários que consultam as informações por meio de dispositivos móveis. “Há menos de dois anos, apenas 10% dos usuários utilizava dispositivo móveis para consultar o site. No ano de 2018, os acessos realizados via dispositivos móveis já eram superior a 50% das buscas realizadas no Guia Clima”, justifica Fietz.

O pesquisador explica que esse trabalho de lançamento do APP Guia Clima consistiu na adaptação da versão desktop para telas pequenas e, que, por isso, teve suas informações resumidas. Desta forma, as informações agrometeorologias em tempo real, estão disponível 24 horas por dia e com menu amigável. “Agora o usuário pode ter no seu celular, sem nenhum custo adicional, dados atualizados de Dourados, Ivinhema e Rio Brilhante, locais em que a Embrapa Agropecuária dispõe de estações agrometeorológicas com instituições parceiras”, destaca Fietz.

Dentre as informações disponíveis, destacam-se: temperatura, umidade do ar, velocidade do vento, chuva diária acumulada. Além disso, o usuário pode consultar dados de séries históricas, na função estatística. Existe ainda o módulo Balanço Hídrico, também na versão do APP, que fornece as condições de umidade do solo em tempo real.

Para baixar o aplicativo, basta acessar a Play Store da Google, digitar Guia Clima (Clique aqui). O usuário vai então acessar a opção de instalação do aplicativo. Depois é só clicar e conferir as informações. Os usuários também podem contribuir avaliando o APP e dando suas sugestões para melhorias. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024