Hexagon investe em soluções tecnológicas para aumentar a eficiência e a produtividade na agricultura

Ferramentas para o setor agrícola envolvem planejamento e monitoramento de operações e automatização de processos

11.12.2018 | 21:59 (UTC -3)
Cléia Schmitz

A maior eficiência no setor agrícola virá da tecnologia. É nisso que aposta a Hexagon, multinacional de origem sueca referência em soluções digitais. A divisão de agricultura da empresa, Hexagon Agriculture, desenvolve ferramentas que permitem coletar dados no campo e transformá-los em informações para otimizar os processos e aumentar os rendimentos do produtor. A proposta é promover fazendas digitais inteligentes, impulsionando a produtividade de maneira sustentável.

A Hexagon foi fundada em 1992 na Suécia e possui atualmente 19 mil funcionários em 50 países. A divisão de agricultura, sediada em Florianópolis, foi criada há quatro anos com o objetivo de desenvolver tecnologias para os produtores corporativos de grãos, cana-de-açúcar e florestal em todo o mundo. No cenário brasileiro, as soluções da Hexagon são estratégicas especialmente pela importância econômica dos setores florestal e sucroenergético.

O presidente da Hexagon Agriculture, Bernardo de Castro, afirma que as soluções desenvolvidas pela empresa conectam o campo, os equipamentos e as pessoas, possibilitando uma verdadeira mudança de paradigma. “As grandes operações agrícolas enfrentam muitos desafios, mas nenhum deles é tão significativo quanto a gestão de recursos. Em operações cada vez maiores e mais complexas, as oportunidades de ganhos por meio da digitalização, automação e otimização de processos são enormes”, afirma o executivo.

O segmento de agricultura da Hexagon desenvolve um leque de soluções de tecnologia que visam sempre a automatização e aumento de eficiência nos processos agrícolas. No portfólio, a  plataforma HxGN AgrOn garante ao produtor eficiência na utilização dos recursos e insumos, evitando o desperdício e melhorando a lucratividade. Entre os produtos oferecidos ao segmento, destaque para as soluções AgrOn Logistics e AgrOn Production. A AgrOn Logistics permite o gerenciamento remoto da colheita, ajudando as indústrias a planejar, monitorar, analisar e otimizar os complexos processos de logística. Já a AgrOn Production possibilita o monitoramento de dados de cultivo em tempo real, fornecendo uma visão completa de todos os acontecimentos no campo. Ambos são compatíveis com hardware e software já existentes, capturam, compilam e gerenciam informações de fontes variadas, incluindo sistemas legados, registros antigos de bancos de dados e sensores de outros fornecedores.

A Hexagon Agriculture também fornece diferentes tipos de computadores de bordo para fabricantes de máquinas (OEM) do mundo inteiro. São verdadeiros agentes de inteligência artificial no campo, pois promovem a conectividade e exploram a possibilidade da gestão à distância da área plantada. As soluções são elaboradas de maneira personalizada, ou seja, levam em conta a demanda de cada cliente, aprimorando os fluxos de trabalho.

As inovações da Hexagon são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, que combina o uso das mais recentes tecnologias da informação com profundo conhecimento do negócio agrícola, permitindo assim lidar com os desafios da agricultura moderna. A empresa atende o mercado internacional, como grande parte da Europa e África do Sul. No Brasil, a empresa tem escritórios em Ribeirão Preto e em Florianópolis. Na capital catarinense, há também a fábrica, onde são produzidos equipamentos para todo o mundo. Na Europa, o escritório está instalado em Madri, na Espanha, e nos Estados Unidos, em Atlanta.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024