Híbridos de milhetos graníferos se tornam opção para segunda safra

Com produtividade entre 40 e 50 sacas por hectare de grãos de alta qualidade e liquidez, a cultura se tornou uma opção na segunda safra

26.10.2020 | 20:59 (UTC -3)
André Moraes

Os híbridos graníferos de milheto são uma cultura lucrativa com ganhos diretos e indiretos para os agricultores. As cultivares disponíveis já entregam entre 40 e 50 sacas por hectare de grãos de alta qualidade, se tornando uma excelente alternativa para o plantio na 2ª Safra. Subtraindo os custos de insumos e operações, a cultura pode deixar uma lucratividade direta de cerca de R$ 900 por hectare apenas com a venda dos grãos, considerando preços de outubro/2020, de acordo com o Departamento de Pesquisa ATTO Sementes.

O diretor comercial da Atto Sementes - empresa que investe na cultura -, Juca Matielo, ressalta que a alta produtividade alcançada pelos híbridos auxilia os agricultores a conseguirem um ganho interessante. “Geralmente o agricultor acaba plantando o milho na 2ª safra, mas para os plantios após 25 de Fevereiro, nossos Híbridos de Milheto tem um encaixe perfeito, isso porque os cultivares são eficientes em aproveitar a água disponível, e o produtor com isso minimiza os riscos inerentes a essa época, conseguindo obter renda num momento que não teria, além de deixar muitos benefícios pra cultura subsequente”, afirma.

Mais de três sacas por hectare na soja

Trabalhos a campo em lavouras comerciais, realizados pelo Departamento de Pesquisa ATTO Sementes, demonstram que o aumento de produtividade da soja, sobre a palhada de milheto, pode chegar a 3,48 sacas a mais por hectare, resultado esse obtido na média de quatro safras consecutivas, ou seja, mais de R$400,00 em ganhos indiretos considerando preços de outubro/2020. “Por sua alta sinergia com a soja, o agricultor consegue ganhos diretos e indiretos com a cultura do milheto, aumentando a sua rentabilidade como um todo”, destaca Matielo. 

O milheto também traz vários benefícios, por ter um sistema radicular profundo e abundante, ele recicla os nutrientes do solo que se encontram nas faixas de solos mais profundas, disponibilizando esses nutrientes para a cultura subsequente, o que ajuda na produtividade da soja plantada logo após a safra do milheto. “Esse benefício é também aproveitado para várias outras culturas como o algodão, café e hortifruti em geral”, afirma Luiz A. Bonamigo.

 A sinergia dos híbridos de milheto graníferos ADRG 9060 e ADRG 9070 vai além: “Eles também reduzem a população de um nematoide que afeta muito a produtividade da soja, que é o Pratylenchus brachyurus”, declara Luiz A. Bonamigo.

Grãos de qualidade para a produção de ração

O teor de proteína do grão de milheto produzido a partir dos híbridos graníferos é também uma vantagem, chegando a apresentar 14%. Portanto, o grão consegue gerar uma ração de alta qualidade aos animais, diminuindo os custos dos produtores. “Na formulação de rações, o custo mais elevado é o da proteína. E, quando o farelo de soja fica mais caro, o milheto acaba tendo uma competitividade imbatível”, relata Luiz Bonamigo. Ele ainda cita a questão de o milheto poder ser usado in natura, sem a necessidade de moer, gerando, então, uma economia com energia elétrica no processamento da ração.

O produtor de ovos do município de Garça (SP), Wilson Makoto Kawakita, utiliza o milheto como ração para suas aves há seis anos. Antes, comprava o milho para a alimentação das galinhas, porém percebeu a economia que o milheto poderia trazer e decidiu por usar somente o milheto. “Ele é mais barato que o milho e a produtividade das aves é a mesma. Por isso, compensa mais usar o milheto”, destaca.

O mesmo acontece na granja de Orlando Matsuda, da cidade de Bastos (SP). “É um bom produto, pois tem mais proteína do que o milho e não precisa moer. As galinhas gostam mais do milheto do que do milho e do sorgo, pois tem mais palatabilidade”, afirma.

O mercado de grãos de milheto já está consolidado por sua qualidade e diferenciais e, por isso, apresenta alta liquidez, com preços atingindo 90% do preço do milho na maioria das regiões produtoras.

Pesquisas constantes

A ATTO Sementes começou a investir no melhoramento de milheto em 2002 por entender que seria uma cultura altamente sinérgica com a soja para a formação de palhada de qualidade e de lá pra cá, o projeto só cresceu. O primeiro híbrido de milheto da Atto Sementes foi lançado no mercado em 2007, e o projeto evoluiu, sempre buscando o aumento de produtividade de grãos, para gerar cada vez mais renda aos nossos clientes. “Os Híbridos Graníferos que estão no mercado hoje, ADRG 9060 e ADRG 9070, apresentam uma excelente entrega ao agricultor, pois são sinérgicos com as grandes culturas e já alcançaram um excelente patamar de produtividade de grãos. Mas o projeto de melhoramento está crescendo e investimos a cada ano para buscar ainda mais produtividade. Teremos boas novidades nos próximos anos”, afirma o melhorista-chefe, Luiz A. Bonamigo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024