Híbridos Morgan são destaque em ensaios da Fundação MS em Maracaju (MS)

Marca também leva ao Showtec a tecnologia PowerCore Ultra para controle de pragas e manejo de plantas daninhas

15.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Daniel Navarro

A Morgan Sementes e Biotecnologia, marca da LongPing High-Tech, participa de 16 a 18 de janeiro, do Showtec, evento de difusão de tecnologias agrícolas promovido pela Fundação MS, no município de Maracaju. A marca leva aos agricultores da região híbridos de milho cuja performance foi atestada pela própria Fundação MS nos resultados de sua Rede de Validação de Híbridos.

O MG600, uma das novidades da marca, foi o mais produtivo entre os híbridos simples de ciclo precoce em ensaios realizados em Maracaju, com 151,1 sacas por hectare (21 sacas acima da média dos demais produtos), e com 79,8 sacas em Dourados, neste caso produzindo mais de 26 sacas acima da média dos demais materiais.

Entre os híbridos triplos e simples modificados, o destaque foi o MG744, que produziu 154,7 sacas por hectare em Maracaju apresentando 16,9 sacas acima da média da categoria dentro do experimento. O material foi testado ainda em Naviraí, onde foi o segundo mais produtivo, e em Rio Brilhante, onde também produziu acima da média dos demais materiais que participaram do ensaio.

E não é apenas em áreas de teste que os produtos Morgan se destacaram. Na lavoura de 150 hectares de Paulo Ézio Cuel, em Rio Brilhante, o MG600 produziu uma média de 136 sacas por hectare. Já na área de Volmir Meazza, que cultivou 4 hectares no mesmo município, a produtividade média foi de 142,3 sacas.

“O aumento de produtividade nas lavouras é multifatorial. Na Morgan, contribuímos com os agricultores oferecendo genética superior, que se traduz em um portfólio de híbridos versáteis e resistentes, e entregamos também o que há de melhor em tecnologia incorporada aos produtos como PowerCore Ultra e o Tratamento de Sementes Industrial”, explica a engenheira agrônoma Diogênes Panchoni, líder de Marketing da Morgan.

Além dos novos MG600 e MG744, outro destaque do estande da marca é o MG580, altamente produtivo e adaptado ao Cerrado Brasileiro. No estande, os agricultores poderão conhecer também os principais lançamentos da Morgan e o portfólio completo da marca para a região.

Biotecnologia - PowerCore Ultra apresenta ação quádrupla das proteínas inseticidas que reduz a chance de resistência simultânea e auxilia no manejo das principais pragas que atacam a cultura do milho, como a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus), broca-do-colmo (Diatraea saccharalis),  lagarta-rosca (Agrotis ipsilon), lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) e lagarta-preta-das-folhas (Spodoptera cosmioides). Outras duas proteínas conferem tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato de amônio, o que proporciona controle de um amplo espectro de plantas daninhas e permite que a lavoura expresse seu máximo potencial produtivo. A tecnologia tem a aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024