NOTÍCIAS

Hydac inicia operações de sua fábrica de filtros no Brasil

Com investimento de R$ 60 milhões apenas na primeira fase, a nova unidade em Indaiatuba (SP) deve ajudar a empresa a triplicar o seu faturamento no País em dois anos.

Imagine que uma equipe de técnicos e engenheiros especialistas vai até a sua empresa, analisa suas máquinas sem tirá-las do local e desenvolve um filtro específico para atender as suas necessidades, ajudando-o a aumentar a rentabilidade e a vida útil dos seus equipamentos. Com a sua nova fábrica de  filtros hidráulicos, em Indaiatuba (SP), é isso que a Hydac será capaz de oferecer: mais do que produzir no Brasil os filtros que são líderes globais de mercado, a empresa alemã pode agora prestar um serviço ainda mais personalizado aos seus clientes.

Com capacidade anual de produção de 500 mil elementos filtrantes por turno, a nova fábrica entrou em operação em setembro e trouxe para o Brasil a versão mais moderna do maquinário desenvolvido pela matriz, na Alemanha. São equipamentos com PLC programável em português, controle de velocidade por servo motores e conexão com a internet para monitoramento remoto.

Para operar essas máquinas modernas, uma equipe de sete pessoas foi treinada na Alemanha. “O treinamento na matriz é parte da cultura da empresa, que investe nos funcionários para replicar a excelência adquirida ao longo de mais de 50 anos”, afirma Jody Haibara, gerente de Produção. “O investimento é alto, mas o resultado é um produto padrão em qualquer lugar do mundo - mesmas máquinas, mesma filosofia e mesma qualidade.”

A implantação da nova fábrica será realizada em duas fases. A primeira delas teve investimento de R$ 60 milhões para a construção da planta de fabricação das unidades de filtros e elementos, em uma área com mais de 40 mil metros quadrados, sendo sete mil metros quadrados de área produtiva. Por enquanto, teve início a operação de elementos filtrantes; a partir do início do próximo ano começam a ser produzidos filtros de processo, filtros de retrolavagem, filtros de linha e sistemas de filtração. “Além dos filtros para óleo hidráulico, produzimos filtros também para óleo lubrificante, diesel, gás e água”, diz Jody.

“O Brasil tem um potencial imenso, com um mercado agrícola em constante crescimento e necessidade de investir em infraestrutura. Esse cenário cria a demanda ideal para a ampliação do número de máquinas que dependem dos nossos componentes”, comenta Kurt Dannegger, diretor executivo da Hydac, sobre a decisão da empresa investir no Brasil. Atualmente, o mercado de filtros representa 40% do faturamento da Hydac no país, mas a estimativa da empresa é de que seja 20 vezes maior.

Testes em campo e customização de produtos

A unidade de Indaiatuba não é apenas uma nova fábrica de filtros hidráulicos. Ela representa também o início de uma nova fase para a Hydac Brasil, que poderá a partir de agora desenvolver soluções customizadas para seus clientes com muito mais agilidade.

“Com os equipamentos que temos na fábrica somos capazes de analisar as máquinas do nosso cliente, verificar se elas têm contaminação sólida ou líquida, checar a sua necessidade de filtragem, enfim, analisar tudo isso no campo e desenvolver um filtro específico para a sua máquina aqui no Brasil”, afirma Kurt.

Para auxiliar nesse desenvolvimento, a Hydac conta com laboratório e bancadas de testes. O laboratório é munido com equipamentos de medições capazes de realizar testes em elementos filtrantes e óleos hidráulicos - permitindo uma análise mais apurada das novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas. A bancada CTU (Contamination Test Unit) certifica o processo de limpeza dos componentes utilizados na produção. Já as bancadas de testes de fadiga verificam a durabilidade das carcaças e dos cabeçotes. “Esses testes eram todos feitos na Alemanha e demoravam muito tempo. Ganhamos agilidade”, comenta o diretor.

Outro serviço diferenciado da nova fábrica é a calibração dos contadores de partícula. Única na América Latina, a bancada de calibração realiza a aferição dos sensores de contaminação oferecidos pela Hydac ao mercado - como CS1000, FCU2000, FCU 1310 e outros. A Hydac é a única fabricante que faz a calibração no Brasil, reduzindo o lead time de entrega dos componentes calibrados e certificados para os clientes. A calibração é requisito da norma ISO nos segmentos que necessitam de um sistema hidráulico de alta performance.

Maior eficiência e durabilidade para motores a diesel

Máquinas móveis e veículos comerciais estão sujeitos às mais difíceis condições de trabalho. Para garantir o bom funcionamento dos veículos e proteger o motor contra danos, a filtragem e a remoção de umidade do diesel são fatores cruciais.

O Hydac Diesel PreCare (HDP) é um sistema moderno de filtragem para o diesel, que protege a bomba e o sistema de injeção de combustível contra falhas e intervenções caras. Por meio do uso de mídias sintéticas, o HDP mantém o diesel livre de água e contaminação sólida, melhorando o desempenho do equipamento.

Exemplos desse ganho de eficiência podem ser vistos no dia a dia junto aos clientes. O gerente de Produto, Gabriel Souza, lembra de dois casos - um trator e uma colhedora - que tinham problemas de produtividade. “As duas máquinas tinham curta vida útil do elemento diesel - em muitos casos, não atingiam 200 horas de operação. Além disso, precisavam de reparos constantes de bomba e bico injetor, gerando parada do equipamento e, consequentemente, perda de produção. Com a instalação do filtro diesel Hydac, o período de troca foi ampliado de 250 horas para mil horas e o cliente eliminou os custos com reparo de bomba e bico injetor por causa de contaminação”, comenta.

Vale lembrar que não é somente dentro da máquina que o diesel necessita ser filtrado. O aumento da porcentagem de biodiesel neste combustível traz um efeito adicional: a necessidade de adaptar os sistemas de armazenamento de diesel. Já não é suficiente armazenar o diesel imediatamente antes do uso na máquina. O combustível deve ser filtrado e desidratado a cada estágio da cadeia de transporte - da produção na refinaria até o usuário final. Para cumprir os altos requisitos de qualidade, é essencial monitorar a contaminação por partículas sólidas e teor de água.

A linha de produtos Hydac inclui sistemas de armazenamento, sistema de filtragem, sistemas de desidratação, unidades de monitoramento com sensores para determinação de partículas sólidas e água, necessários para cada etapa do processo.

Soluções eficientes para o mercado agrícola

A Hydac conta com o mais completo portfólio de sistemas de controle destinado ao mercado agrícola. Além da linha completa de filtros (sucção, pressão e retorno), a empresa coloca à disposição de seus clientes blocos hidráulicos, acumuladores e trocadores de calor. “A Hydac é a única empresa do mercado que consegue oferecer a solução completa para uma máquina, incluindo eletrônica, agricultura de precisão e hidráulica”, comenta Carlos Augusto de Souza, diretor executivo. “Isso facilita para o cliente, que pode comprar todos os componentes de um único fornecedor.”

“A capacitação das equipes das áreas de Produtos torna esses componentes em sistemas cada vez mais seguros, eficientes e inteligentes. Nosso foco é gerar aos clientes ganhos operacionais, maior disponibilidade de máquina e eficiência energética por meio de soluções criativas e eficientes”, afirma Juliano Liprandi, gerente do segmento Mobil.

A linha de filtros hidráulicos Hydac é líder mundial de vendas, sucesso replicado no Brasil principalmente por conta da grande capacidade de retenção em massa de partículas sólidas para tamanhos nominais diversos, robustez estrutural e tecnologia de ponta. “Existe uma tendência de utilização de componentes hidráulicos cada vez mais compactos e, portanto, mais vulneráveis à contaminação sólida”, diz Gabriel Souza. “A tecnologia aplicada aos nossos filtros, atrelada à eficiência de remoção, garante que os componentes não sofram desgastes prematuros ocasionados por partículas extremamente pequenas, próximas a 3µm.”

Outro benefício para o cliente Hydac é a simulação do seu circuito hidráulico (imagem acima), a fim de otimizar o volume do tanque: “Conseguimos, em média, reduzir o volume em 30% - chegando a 50% em alguns casos -, o que reduz o peso e, consequentemente, o consumo da máquina”, afirma Kurt Dannegger. A filosofia da Hydac é otimizar o Total Cost of Ownership (TCO) dos equipamentos de seus clientes, contribuindo para que os mesmos tenham maior vida útil com o menor custo de manutenção.

“Nosso time de engenheiros realiza um estudo minucioso do sistema hidráulico da máquina por meio de software CFD. Além do dimensionamento correto do filtro, analisamos a estrutura do tanque, sugerindo modificações com o objetivo de reduzir a formação de bolhas de ar dentro do reservatório”, explica Gabriel, lembrando que essas bolhas trazem inúmeros problemas ao equipamento, como aquecimento do sistema, cavitação e envelhecimento prematuro do óleo.

Em relação ao fluido lubrificante - elemento essencial para manter o sistema hidráulico funcionando perfeitamente -, a Hydac oferece a possibilidade de análise em campo e até mesmo on-line. “Munidos de equipamentos portáteis verificamos a contaminação do óleo por partículas e água e fornecemos o resultado de imediato”, explica Reginaldo Sanches, gerente de Sistemas de Filtragem. “Já a análise on-line é feita por meio do monitoramento de sensores incorporados ao sistema hidráulico ou de lubrificação. Assim que ocorrer alguma alteração no óleo, a área de Manutenção recebe a informação e pode tomar as ações necessárias - esse é o modelo que vem sendo adotado pelas empresas que seguem o conceito de Indústria 4.0”, diz o gerente.

Por fim, um ganho mais óbvio para os clientes Hydac proporcionado com as operações da nova fábrica de Indaiatuba é a agilidade no prazo de entrega, que pode ser reduzido de até 90 dias para dez dias, em alguns casos. “Com a nova fábrica, os filtros e elementos filtrantes Hydac estarão ainda mais competitivos, com maior disponibilidade e rapidez nas entregas e, ao mesmo tempo, mantendo a qualidade e a garantia que somente um produto líder de mercado pode oferecer”, finaliza Carlos Augusto Souza.

Saiba mais sobre a Hydac

Fundada em Sulzbach, na Alemanha, em 1963, a Hydac está presente em 53 países e emprega mais de nove mil pessoas em todo o mundo. A empresa presta consultoria para projetos hidráulicos, serviços de filtração e análise de fluidos, além de fornecer acessórios e equipamentos hidráulicos para os mais diversos segmentos.

No Brasil, a empresa está presente desde 1997, com sede em São Bernardo do Campo (SP) e uma unidade industrial em Pomerode (SC), filiais nas regiões Sul e Sudeste e uma rede de distribuidores que cobre todo o território nacional.

Diretores e colaboradores da Hydac comemoraram a produção do primeiro lote de elementos na nova fábrica
Diretores e colaboradores da Hydac comemoraram a produção do primeiro lote de elementos na nova fábrica.
ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura