IDR-Paraná e Simepar emitem novo alerta de geada para a região cafeeira do Paraná

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas

18.07.2021 | 20:59 (UTC -3)
Edmilson Gonçales Liberal

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) alertam que há previsão de geadas na madrugada de segunda (19/7), terça (20) e quarta-feira (21) para toda a região cafeeira paranaense.

A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos — lavouras novas e viveiros —, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.
 
Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Serviço

O Alerta Geada é um serviço que opera de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem técnicas para proteção de cafezais. 

Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo.

Além do informe diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, é emitido, e amplamente divulgado, um alerta com 48 horas de antecedência. 

Avisos

O boletim diário e os alertas de geada podem ser obtidos no aplicativo IAPAR Clima, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play

Também é possível receber os avisos pelo WhatsApp. Basta salvar nos contatos o número (43) 3376-2248 e enviar a mensagem "quero receber o Alerta Geada".

Há ainda informações sobre o Alerta Geada e proteção de cafeeiros nas páginas do IDR-Paraná e do Simepar na internet ou pelo disque-geada (43) 3391-4500.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024