IICA e Bayer avançam em direção a uma aliança para o desenvolvimento sustentável da agricultura nas Américas

Ambas as organizações irão gerar um convênio que lhes permitirá implementar iniciativas conjuntas em temas como biotecnologia, bioinsumos, polinização e produção de alimentos

12.11.2018 | 21:59 (UTC -3)
Orlando Vega

O Diretor-Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, recebeu o Diretor Global de Segurança Alimentar da Bayer, Ronald Guendel, em um encontro que serviu para avançar no estabelecimento de um convênio a fim de desenvolver iniciativas conjuntas em temas de interesse comum como biotecnologia e biossegurança; bioinsumos; e polinizadores, polinização e produção de alimentos.

O dirigente do IICA, que se reuniu com o executivo da Bayer na sede central do Instituto, em Costa Rica, assegurou que o organismo hemisférico e a empresa alemã compartilham áreas de ação comuns, especialmente em inovação, ciência e tecnologia, que podem fazer desta aliança um impulso para o agro que se traduza em maior benefício para os produtores da América Latina e do Caribe.

"A grande mudança que estamos promovendo está focada em um novo modelo de cooperação técnica onde a ligação entre o setor público e o setor privado é fundamental. Com a Bayer, compartilhamos interesses por temas como desenvolvimento sustentável, ciência, tecnologia, inovação e conhecimento científico, e temos a mesma filosofia para fazer sinergia e complementação de esforços. O IICA tem presença territorial em 34 países e trabalhamos em estreita colaboração com os Ministérios da Agricultura, e isso é importante para essa aliança ", afirmou Otero.

Por sua parte, Guendel afirmou que a grande presença na América Latina, tanto do organismo especializado em agricultura como da Bayer, permitirá que ambas as organizações tenham uma relação mais próxima com os produtores.

"Além de sua presença hemisférica, o IICA tem uma excelente organização e princípios de sustentabilidade e inovação que, para nós, são muito importantes. Além disso, compartilha a mesma visão da Bayer e isso nos permitirá estabelecer uma relação ganha-ganha, na qual realmente promovemos uma mudança na agricultura. O importante é que o produtor melhore sua qualidade de vida, mas de forma sustentável ", afirmou o Diretor Global de Segurança Alimentar da empresa alemã.

 

Resultados de uma primeira aproximação

A primeira iniciativa conjunta entre o IICA e a Bayer se deu em julho de 2017, por meio de um programa de capacitação virtual que permitiu que 340 produtores, agroempresários e extensionistas de 104 países fortalecessem seus conhecimentos sobre boas práticas agrícolas (BPA) vinculadas ao protocolo localg.ap, o ponto de partida para alcançar a GLOBALG.AP, uma certificação indispensável para a exportação de frutas e vegetais frescos para os mercados internacionais.

Durante os últimos 12 meses, o curso foi oferecido gratuitamente em nível mundial, em espanhol e inglês, por meio do campus virtual do IICA, para facilitar o acesso ao manual desenvolvido pela Bayer Crop Science AG (BayG.A.P.) Tool.

O objetivo deste treinamento foi estabelecer e implementar um modelo de produção sustentável de cultivos que beneficie socioeconomicamente os produtores e suas famílias, garantindo inocuidade e qualidade dos alimentos, criando novas oportunidades de vinculação dos produtores aos mercados, e melhorando o uso dos recursos naturais, a saúde dos trabalhadores e as condições de trabalho agrícola. Espera-se que, no próximo ano, novas sessões de capacitação sejam realizadas em português.

Devido ao sucesso desta primeira aproximação, o organismo especializado em agricultura e a corporação alemã buscarão, nos próximos meses, definir as ações em que trabalharão conjuntamente.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024